01/11/03 |

Embrapa e Secretaria de Agricultura de Rondônia firmam parceria

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Rondônia (Porto Velho, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), firmou convênio de cooperação com a Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes) no último mês. De acordo com o chefe Adjunto Administrativo da Unidade, Luiz Antônio Dutra de Resende, a parceria já vinha sendo negociada há algum tempo e pretende ampliar em grande escala a validação, recomendação e transferência de tecnologias para os agricultores do Estado, por intermédio da Seapes.

"Cabe à Embrapa Rondônia utilizar a estratégia para estabelecer um canal direto com os produtores rurais, principalmente com agricultores familiares", explica Resende. Segundo ele, o convênio firmado entre as duas instituições irá possibilitar parcerias isoladas com associações de agricultores, por exemplo, validando tecnologias desenvolvidas pela empresa. As áreas definidas como prioritárias até o momento são tração animal, no município de Presidente Médici, local onde a Embrapa Rondônia mantém um Campo Experimental, e prestação de serviços referentes à análise de solos, em laboratório da Empresa na capital do Estado, Porto Velho.

O convênio, conforme diz o texto oficial, visa "especialmente a definir, planejar, coordenar e executar estudos, levantamentos, pesquisas, planos e programas destinados ao aprofundamento do conhecimento técnico-científico, no âmbito da agricultura, pecuária de carne e leite, silvicultura, manejo e conservação de solos, plantas medicinais". Áreas de desenvolvimento institucional, monitoramento ambiental, informática, instrumentação agrícola, zoneamento agroecológico e tecnologia de alimentos também terão atuação de pesquisadores da Embrapa Rondônia. "O intercâmbio entre profissionais e o levantamento de experiências bem sucedidas serão preponderantes para o sucesso do convênio", diz o chefe Adjunto Administrativo.

Para o Chefe-Geral da Embrapa Rondônia, Newton de Lucena Costa, a assinatura do Convênio de Cooperação Geral representa um marco histórico nas relações de parceria da Unidade com os setores ligados ao agronegócio estadual, além de se constituir num mecanismo que maximizará as ações das duas instituições, com reflexos significativos e positivos no fortalecimento do setor primário estadual.

Ademais, reafirma o compromisso da gerência da Embrapa Rondônia de atuar em consonância com as diretrizes políticas institucionais estabelecidas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio estadual. Neste sentido, dias-de-campo e outros eventos de divulgação de projetos e resultados de pesquisa terão a participação de pesquisadores da Embrapa e técnicos da Secretaria de Agricultura e mecanismos para validar recursos financeiros também serão de responsabilidades das duas instituições. Os resultados finais de pesquisas desenvolvidas por força do convênio serão publicados sem fins lucrativos e com objetivos de divulgação científica.

A propriedade intelectual de aperfeiçoamentos ou inovações tecnológicas, "nos termos da Lei de Propriedade Industrial, bem como quaisquer processos ou produtos, inclusive linhagens de híbridos e cultivares pertencerão à Embrapa", mostra o texto do convênio.

Guilherme Ferreira Viana - MTb 06566 JP/MG Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387/222-0014 (ramal 6530) - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/