01/11/03 |

Projeto Alimentação Saudável agora será em Seara - SC

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Cerca de 2.300 crianças participaram da primeira etapa do projeto "Alimentação Saudável", desenvolvido nos dias 29, 30 e 31 de outubro, em Concórdia – SC. O projeto foi desenvolvido pela parceria da Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Concórdia, Associação Catarinense de Criadores de Suínos - ACCS e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina – Regional Concórdia. O evento tem o apoio do Sindicarnes e do SICOOB – Crediauc.

O objetivo do Alimentação Saudável foi o de introduzir a carne suína na dieta das crianças, mostrando que esta carne também é saudável e pode ser consumida como as demais. Além disso foi repassado para as crianças uma idéia do que é a cadeia produtiva, apresentado estações como maternidade, reprodutor, meio ambiente, embutidos e cortes, além de servir um lanche à base de carne suína. "A idéia do projeto é mostrar que o suíno é produzido com qualidade e a criança também precisa disso para crescer saudável", disse o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu João Duarte Talamini, durante a abertura oficial do evento, no dia 29.

Para as crianças o projeto Alimentação Saudável foi diversão também. Durante o tempo em que permaneceram no Colégio Olavo Rigon, onde o evento aconteceu, estiveram vidradas nas peripécias do suíno saudável e dos personagens da peça teatral "O desafio da Serafina". As crianças retornaram para casa sabendo que a carne suína pode ser consumida, assim como as demais, com moderação e muito sabor.

Também relembraram os conceitos de que uma alimentação saudável deve incluir sempre muitas frutas, verduras e legumes. Jéssica de Almeida, 7 anos, estudante da 1ª série da Escola de Ensino Básico Dois Irmãos, se deliciou com as brincadeiras, com o passeio e com o lanche. "Vou falar para a minha mãe que a carne estava de ´lamber a boca´", comentou sorridente.

Nos dias 06 e 07 de novembro o projeto Alimentação Saudável parte para a segunda etapa, que acontecerá em Seara – SC. Cerca de 2000 alunos da rede municipal e estadual da região participarão do evento, que será realizado no Ginásio Carecão. A abertura oficial do evento está marcada para às 8h30 do dia 06.

Monalisa Leal Pereira - MTb-SC – 01139 Embrapa Suínos e Aves Contatos: (49) 442.8555 - monalisa@cnpsa.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Suínos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/