01/11/03 |

Cultivar de bananeira maçã tolerante ao mal-do-Panamá é lançada

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou nesta quinta-feira, 13, a bananeira Tropical, uma cultivar tipo Maçã tolerante ao mal-do-Panamá e resistente à Sigatoka amarela.

O lançamento aconteceu em Paracatu (MG), durante o V Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura (V Sibanana), evento organizado pela Embrapa em parceria com a Campo Biotecnologia Vegetal Ltda. que aconteceu de 10 a 13 de novembro.

A variedade Tropical é um híbrido gerado na Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas (BA), e que apresenta a maioria de suas características, tanto de desenvolvimento quanto de rendimento, semelhantes às da cultivar Maçã. "No entanto, ela é bastante superior no que diz respeito à reação às doenças, sendo resistente à Sigatoka amarela e tolerante ao mal-do-Panamá", explica o pesquisador Sebastião Oliveira e Silva. A variedade vem sendo cultivada há mais de dez anos em uma mesma área da Embrapa, não tendo apresentado sintomas externos do mal-do-Panamá (murcha, rachaduras no pseudocaule, queda na produção ou morte da planta).

Avaliada no ecossistema trópico Semi-Úmido, em Cruz das Almas (BA) e no Semi-Árido, em Petrolina (PE), sob irrigação, em confronto com variedades suscetíveis, principalmente ao mal-do-Panamá, a Tropical apresentou características agronômicas semelhantes e/ou superiores, especialmente à 'Maçã', sua principal concorrente.

Segundo Sebastião Silva, a bananeira 'Tropical' vem suprir a grande lacuna deixada pela banana 'Maçã', cujos cultivos foram dizimados em praticamente todo o território nacional. "O agradável sabor dos frutos da 'Tropical' (bastante semelhante ao da 'Maçã') e a sua reação negativa ao mal-do-Panamá levam a crer na grande possibilidade de sua utilização pelos bananicultores e na sua aceitabilidade pelos consumidores", afirma.

Características - Com praticamente o mesmo porte da 'Maçã', a Tropical pode ser plantada nos mesmos espaçamentos 3m x 2m ou 4m x 2m x 2m, em fileiras duplas. Apresenta bom perfilhamento, exigindo solos profundos para um bom desenvolvimento e crescimento. Os frutos, quando maduros, apresentam casca amarela, polpa esbranquiçada e sabor doce, com baixa acidez, que se confundem com os da banana 'Maçã'.

A nova cultivar atinge produtividade semelhante à da 'Maçã' em condições de sequeiro ou irrigada, a qual gira em torno de 10 a 20 t/ha e até 30 t/ha, respectivamente, conforme as condições edafoclimáticas, manejo da cultura e da irrigação.

Produzida pela Biofábrica da Companhia de Promoção Agrícola (Campo), a bananeira Tropical está disponível pelo telefone (75) 621-8084, telefax (75) 621-2584 e e-mail mrmarcos@cnpmf.embrapa.br.

Léa Cunha (DRT-BA 1633) Embrapa Mandioca e Fruticultura Contatos: (75) 621-8076 - leacunha@cnpmf.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/