01/11/03 |

São Paulo começa a produzir mudas de maracujá com a marca Embrapa/IAC

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um viveiro localizado na cidade de Limeira, em São Paulo, vai produzir as primeiras mudas do IAC 277, híbrido de maracujá do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A produção do viveiro, de propriedade de Romildo Setin, será monitorada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O contrato para produção de mudas de maracujá, para consumo in natura, foi assinado no dia 30 de outubro. Todo o processo de produção, desde a obtenção das sementes até a liberação das mudas, será coordenado por técnicos do Escritório de Negócios de Campinas da Embrapa Transferência de Tecnologia.

O Programa de Desenvolvimento, Produção, Difusão e Comercialização de Híbridos de Maracujá Amarelo é uma parceria entre a Embrapa, o IAC e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo, que vem trabalhando com duas cultivares, o IAC-275 (para indústria) e o IAC-277 (para mesa) e pretende disponibilizar este processo de produção para viveiristas de todo país. O IAC detém a tecnologia para produção das sementes e mudas de suas cultivares e a Embrapa é a responsável pelas ações de validação, multiplicação e distribuição das sementes básicas.

A maioria dos produtores de maracujá tem investido em pomares formados com sementes e mudas de origem desconhecida, sem a devida seleção genética e com grande variação em produtividade, qualidade e tamanho de frutos. Essas sementes podem causar proliferação de doenças, causando a baixa produtividade dos pomares comerciais. A produtividade do material do IAC nos testes realizados no Pólo Regional da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), em Monte Alegre do Sul (SP), mostrou uma produtividade média de 45 toneladas ao ano por hectare, que representa de duas a três vezes a média nacional.

A produção de mudas de qualidade é realizada em parceria com a iniciativa privada, por meio de viveiristas licenciados que comercializam mudas sadias, de origem garantida, padronizadas pelas normas técnicas e exigências do Programa Embrapa/IAC.

Mais informações: Vera Scholze Borges - MTb 72642 Embrapa Transferência de Tecnologia Contatos: (19) 3232-1955 - vera@campinas.snt.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/