01/11/03 |

Brasil testa a primeira batata franco-brasileira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS), encontra-se em adiantada fase de testes e observações no Sul do Brasil de 200 clones de batata recebidos da França, o que resultará, a médio prazo, no lançamento da primeira cultivar de batata franco-brasileira.

O trabalho integrado é conseqüência da articulação institucional entre a Embrapa e órgãos de pesquisa e associações de produtores franceses. Para dar andamento ao projeto conjunto, uma missão francesa esteve no Brasil no inicio deste mês para visitar a região de Canoinhas, em Santa Catarina, e os municípios de Pelotas, Capão do Leão e Piratini, no Rio Grande do Sul. O pesquisador da Embrapa Clima Temperado Arione Pereira, fitomelhorista, é o líder da equipe do projeto nacional que se prepara para o lançamento da primeira cultivar de batata franco-brasileira.

A missão francesa, além de observar o comportamento dos clones nos locais visitados, está discutindo com os técnicos da Embrapa e outros setores da sociedade brasileira as tendências preferenciais do mercado nacional. O grupo francês é integrado por pesquisadores da Federação Nacional dos Produtores de Batata e do Instituto Nacional Francês de Pesquisas Agronômicas (INRA) Gerard Trigueros, Frédérique Aurousseau, Jean-Marc Abiven, Jacques Auble e Hervé Dubreuil. Acompanha a missão, na qualidade de articuladora, a pesquisadora Lilian Nogueira Haas, representante da ONG francesa Fertile.

Sady Macêdo Sapper - MTb 5376/RS Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 275-8113 - sadi@cpact.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças\Batata 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/