01/11/03 |

Maravilha e Preciosa: as novas bananas da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Acre, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançará na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro, as novas cultivares de banana resistentes a Sigatoka Negra. Trata-se da Maravilha e da Preciosa, resultantes de pesquisas feitas pela Embrapa Acre (Rio Branco/AC) e Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA). O lançamento será marcado por um Dia de Campo, em Rio Branco, e contará com a presença de produtores, técnicos, autoridades públicas e jornalistas. Durante o evento, mudas de banana serão distribuídas aos participantes.

Em testes de degustação feitos em supermercados do Acre e da Bahia, as novas cultivares obtiveram índices de aprovação superiores a 90%. Os nomes de batismo também foram dados pelos consumidores. De acordo com a pesquisadora Maria de Jesus Cavalcante, da Embrapa Acre, Maravilha e Preciosa vêm ao encontro de uma demanda dos produtores que estavam padecendo com o mal da Sigatoka Negra, uma doença provocada pelo fungo Mycospharella fijiensis, oriundo das Ilhas Fiji (Ásia), com poder de dizimar bananais se nenhuma medida de controle for adotada.

No Acre, a doença foi diagnosticada pela primeira vez em 1998 e seu estrago foi significativo. Em Acrelândia, o principal município produtor, registrou-se queda de até 64% na safra de bananas. A presença da Sigatoka também fechou as portas para o comércio em vários estados como metida de contenção da doença, agravando ainda mais a situação do produtor.

O Dia de Campo é uma promoção das Embrapa e conta com o apoio da Seater, RealNorte, Senar Acre, Campo de Biotecnologia e Prefeitura de Acrelândia. Durante o evento haverá palestras (Situação atual da Sigatoka-negra no Brasil e na Amazônia; Seleção de cultivares resistentes à doenças; e Mercado da banana no estado do Acre), visitas aos campos experimentais e distribuição de mudas das novas cultivares. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 0xx68 212 3200 e 0xx68 212 3272 com Francisco de Assis.

Soraya Pereira - MTb 26165/SP Embrapa Acre Contatos: (68) 212- 3200 - soraya@cpafac.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/