01/11/03 |

Pesquisadores avaliam sistema de documentação de recursos genéticos na Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Aprimorar o conhecimento na documentação de recursos genéticos é o principal objetivo do curso que iniciou 25de novembro na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Passo Fundo, RS. Durante três dias, um grupo de pesquisadores  das unidades do Rio Grande do Sul - Embrapa Trigo (Passo Fundo), Uva e Vinho (Bento Gonçalves) e Clima Temperado (Pelotas), avaliam o Sistema Brasileiro de Informação de Recursos Genéticos (SIBRARGEM), ainda em fase de implantação na empresa. O sistema vai permitir a troca de informações entre as diversas instituições da comunidade científica.

"O SIBRARGEM é um sistema de informações baseado em banco de dados centralizado e disponibilizado para acesso via internet, com o objetivo de tornar acessíveis conhecimentos sobre os recursos genéticos vegetais, animais e microorganismos disponíveis no Brasil", explica a pesquisadora da Embrapa Trigo, Ana Christina Albuquerque Zanatta. Segundo ela, o sistema vai contribuir e intensificar o uso do germoplasma na agropecuária brasileira.

Para o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Ivo Roberto Costa, a importância de estruturar um banco de dados está na possibilidade de intercâmbio de informações entre os pesquisadores. "O tamanho do Brasil e a diversidade de ecossistemas exige um maior cuidado no trânsito interno de recursos genéticos. Levando, por exemplo, uma variedade de banana da Bahia para testar na Amazônia, pode estar introduzindo uma nova doença ou praga que antes não ocorria naquela região", esclarece Costa

O pesquisador avalia que o banco de dados do SIBRARGEM vai melhorar o controle deste fluxo interno, reduzindo riscos. "Os usuários tradicionais dos recursos genéticos são os melhoristas, mas atualmente o desenvolvimento de conhecimentos na área vem sendo compartilhado com fitopatologistas, biotecnologistas e outros. Esta integração entre profissionais diversos depende necessariamente do fácil acesso aos dados, com eficiência e rapidez no intercâmbio das informações", explica.

Por enquanto o SIBRARGEM atua em sistema fechado, já que ainda está em fase de adaptação na Embrapa, mas o projeto prevê o acesso a outra a instituições de pesquisa ainda em 2004.  

Joseani M. Antunes - MTb 9396/RS Embrapa Trigo Contatos: (54) 311.3444 - joseani@cnpt.embrapa.br  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/