01/11/03 |

Melão cultivado na produção integrada apresenta qualidades para exportação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 21 de novembro, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema a produção integrada de frutas – melão. O programa é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) coordena estudos de Produção Integrada de Frutas (PIF)–Melão. O objetivo é obter frutas de alta qualidade, usando recursos naturais e reduzindo, ao máximo, a utilização de insumos, inclusive agroquímicos e outras substâncias prejudiciais ao meio ambiente. Tudo para garantir a comercialização de frutas brasileiras no mercado externo.

A Comunidade Econômica Européia (CEE), maior consumidora de frutas tropicais, já definiu restrições a importação de produtos que não sejam orgânicos ou cultivados em sistemas integrados. O consumo desses produtos é uma tendência do mercado internacional que, além das barreiras tarifárias e fitossanitárias, passará a exigir controles sobre todo o sistema de produção. Isso inclui análise de resíduos nos frutos e estudos de impacto ambiental.

A PIF oferece garantia de processo, ou seja, assegura que em todas as etapas da cadeia produtiva houve respeito ao meio ambiente, à saúde dos trabalhadores e à qualidade externa e interna das frutas. A certificação de produto integrado será um elemento diferenciador, que vai facilitar a sua identificação e oferecer garantias ao consumidor.

Além de possibilitar a concorrência com o mercado internacional, a produção integrada é uma proposta de agricultura sustentável. As normas da produção vão orientar o produtor tanto no estabelecimento de critérios para a escolha de cultivares, quanto no sistema de plantio, tratos culturais, colheita, pós-colheita e controle de qualidade.

O Dia de Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Mais informações: Teresa Barroso -DRT 812CE JP Embrapa Agroindústria Tropical Contatos: (85) 299-1907 - teresa@cnpat.embrapa.br

Jorge Macau - 978/04/98/MA Embrapa Informação Tecnológica Contatos: (61) 448-4278 - diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/