01/11/03 |

Embrapa oferece pela primeira vez um curso de empreendedorismo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Pecuária Sul Bagé, RS), unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está promovendo a primeira edição do curso Aprender a Empreender, com o apoio do SESC e SEBRAE.

O curso tem uma carga horária de cerca de 24 horas, com encerramento programado para próxima Quarta-feira, dia 26 de novembro. O treinamento visa capacitar funcionários da Embrapa, assim como, públicos distintos, atendendo aos objetivos do modelo de gestão estratégica (MGE) da Empresa, especialmente, ao de motivação e valorização de recursos humanos.

As coordenadoras do evento são a técnica da Área de Comunicação e Negócios da Embrapa, Rosângela Alves e a professora da Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS , Jane Caon, que estão multiplicando os conhecimentos recebidos no curso Empretec/Apreender a Empreender, oferecido pelo SEBRAE/SESC. A proposta central do treinamento é desenvolver o comportamento, habilidades e atitudes empreendedoras para que possam ser aplicadas, aumentando as chances de sucesso pessoal e profissional.

Para Rosângela Alves o sucesso de uma empresa depende da habilidade que as pessoas empreendem. "Neste treinamento estamos proporcionando um espaço para que diversos profissionais identifiquem oportunidades  no seu próprio trabalho e desenvolvam a iniciativa e a comunicação persuasiva. Nossa intenção primeira não é conduzir que os funcionários tornem-se empresários, e sim, empreendedores", explicou.

O Aprender a Empreender desenvolve alguns conjuntos de características empreendedoras que são o conjunto de realização (a busca de oportunidades e iniciativa, correr riscos calculados, possuir exigência por qualidade e eficiência e comprometimento); conjunto de planejamento (estabelecimento  de metas, monitoramento sistemático e busca de informações/conhecimentos);  conjunto de poder (independência, auto-confiança, persuasão e rede de contatos).

A primeira turma-piloto foi composta de público interno e externo à Embrapa. Para o estudante de psicologia da Urcamp, Manuel Lemos, o curso oferece a visão empreendedora. "O empreendedorismo é uma qualidade importante não só no mundo dos negócios como no cotidiano, na vida", ressalta. Já o funcionário Emerson Porcellis, técnico de laboratório da unidade de Bagé, buscou o treinamento para atualização profissional e para possuir uma nova visão para sua vida. "Já conhecia os projetos do SEBRAE. E acredito que o empreendedorismo pode ser colocado em prática. Inclusive, já tenho a intenção de dar um passo importante na minha vida", comentou.

Todos os participantes recebem certificação do SEBRAE/SESC e são avaliados sua participação pessoal, freqüência obrigatória de 75% e diagnóstico do perfil do participante, antes e no término do curso. Um novo treinamento está sendo planejado para março de 2004. As inscrições já podem ser feitas e são gratuitas. Os interessados podem contactar a Embrapa, pelo sac@cppsul.embrapa.br, ou pelo fone (53) 242-8499, ramal 239 ou 240.

Cristiane Betemps - MTb 7418 - RS Embrapa Pecuária Sul Contatos: 053) 242 8499, ramal 253 - betemps@cppsul.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/