01/11/03 |

Embrapa encerra 15ª edição do curso de inseminação artificial

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Pecuária Sul, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, encerrou dia 31 de outubro, o penúltimo módulo do ano do curso de inseminação artificial realizado em parceria com a Associação/Sindicato Rural de Bagé e Senar. O curso vem sendo oferecido desde 2002  e esta é a sua 15ª edição. Ao total já foram capacitados mais de 160 inseminadores de várias regiões do Estado.

Segundo o coordenador do treinamento, Jocely Portella, esta técnica é uma importante ferramenta de capacitação. "Para a região é fundamental que tenhamos instituições que ofereçam este curso, oportunizando assim a qualificação dos trabalhadores e produtores rurais", salienta.

Esta técnica consiste no melhoramento genético do animal, no controle do manejo, da alimentação e da sanidade verificando uma maior qualidade na produção, na carne e no leite. Para Portella, a utilização desta tecnologia melhora a produção, a produtividade, permite reduzir os custos e melhorar a qualidade dos produtos. "A inseminação oferece ainda a padronização zootécnica do rebanho de corte e de leite", explica.

De acordo com o trabalhador rural, Vagner Ferreira de Almeida, com esta qualificação aumentam as chances de trabalho. "Com o curso vou poder fazer a inseminação na propriedade em que trabalho e aumentar a renda", acrescenta. O último módulo do curso deste ano, inicia dia 24 novembro, e as inscrições podem ser feitas, na Associação/ Sindicato Rural de Bagé, pelo telefone (053) 242-5262.     

Cristiane Betemps - MTB 7418 - RS Embrapa Pecuária Sul Contatos: 053) 242 8499, ramal 253 - betemps@cppsul.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/