01/11/03 |

Candidatos a chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos apresentam propostas de trabalho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No dia 4 de novembro, encerraram-se as inscrições para o processo de recrutamento e avaliação de candidatos ao cargo de chefe geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizada em Brasília, DF. Os três candidatos inscritos – José Manuel Cabral, Mauro Carneiro e Miguel Borges – foram considerados aptos pelo Comitê Técnico Interno (CTI) da Unidade a prosseguirem no processo de seleção, que deve se estender até o dia 10 de dezembro.

A primeira etapa é a apresentação de suas propostas de trabalho, no período de 18 a 20 de novembro, ao Comitê de Avaliação de Propostas de Trabalho (CAPT), composto por seis especialistas, sendo três da Embrapa (Eliana Fontes, Elíbio Rech e Edson Leite) e três de outras instituições (Maria Helena Maltez – coordenadora do Projeto Mata Atlântica do WWF/Brasil; Rubens Nodari –MMA; e João Lúcio de Azevedo – Universidade de Mogi das Cruzes).

Depois, os candidatos passarão por outras etapas, que incluem a avaliação de currículos e do perfil gerencial. Os nomes dos candidatos selecionados em todas essas fases serão encaminhados ao diretor presidente da Embrapa para a decisão final. O novo chefe geral da Unidade tomará posse em início de janeiro. Conheça o perfil do candidatos:

José Manuel Cabral - é graduado em engenharia química pela Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado também em engenharia química pela mesma Universidade. Ingressou na Embrapa em 1980, e na Unidade, em 1988, como pesquisador. Em 1990, foi nomeado o primeiro responsável pela Área de Controle Biológico (ACB), criada naquele ano, onde ficou até 1992. De 1992 a 1993, atuou como coordenador do então Programa Nacional de Biotecnologia Agropecuária da Embrapa. De 1993 a 1998, voltou a ser o responsável pela ACB, onde vem liderando projetos para desenvolvimento de bioinseticidas bacterianos. Em 1998, foi nomeado Chefe Adjunto de Comunicação, Negócios e Apoio, cargo que exerceu até outubro deste ano.

Mauro Carneiro - bacharel em ciências biológicas pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em ciências biológicas pela mesma Universidade. Doutor em ciências pela Universidade de Lausanne, na Suíça, Mauro fez o pós-doutorado em biologia molecular vegetal no INRA (Institut National de la Recherche Agronomique), França. Ingressou na Embrapa, em 1986, como consultor, e em 1987, como pesquisador. Foi secretário executivo do Programa de Biotecnologia da Embrapa de 1993 a 1996 e depois, novamente, de 1998 a 2003. Desde o ano 2000, é o coordenador técnico de ação do Programa GENOMA no PPA do governo federal. Mauro lidera também projetos de pesquisa em engenharia genética de plantas.

Miguel Borges - biólogo, graduado pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado em Métodos de Pesquisa de Controle Biológico, pela Universidade de Southampton, na Inglaterra, e doutorado em Ecologia Química de Insetos, pela mesma Universidade. Ingressou na Embrapa em 1987, como bolsista recém doutorado, e foi contratado como pesquisador em 1989. Em 1990, foi para a Área de Controle Biológico, onde desde então vem liderando vários projetos de pesquisa relacionados a semioquímicos e manejo integrado de pragas. Entre 1998 e 2001, gerenciou a Área de Manejo Integrado de Pragas e Doenças de Plantas do LABEX, o laboratório virtual da Embrapa nos Estados Unidos.

Fernanda Diniz - MTb 4685/89/DF Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Contatos: (61) 448-4769 e 448-4770 - fernanda@cenargen.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/