01/11/03 |

Embrapa Rondônia mostra tecnologias na Expoeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os sistemas de pastejo rotativo, formação, manejo e recuperação de pastagens e produção orgânica de leite foram abordados por pesquisadores da Embrapa Rondônia durante a 1ª Exposição Agropecuária e Industrial de Espigão d'Oeste, realizada na última semana, município localizado a aproximadamente 540 quilômetros ao sul da capital do Estado, Porto Velho.

Palestras e clínicas tecnológicas foram as estratégias utilizadas pela Unidade da Embrapa no Estado para abastecer de informações produtores rurais que vivem em uma região potencialmente agrícola. Dos pouco mais de 25 mil habitantes do município, cerca de 2,8 mil são produtores rurais e pelo menos dois mil exploram a atividade leiteira, beneficiada por três laticínios.

O efetivo do rebanho bovino, segundo dados da Prefeitura Municipal, ultrapassa 380 mil cabeças e a produção de leite gira em torno dos 118 mil litros de leite por dia. Os sistemas de produção são fundamentados em pastagens - formadas principalmente pela variedade brachiaria brizantha ou "brachiarão" - e a raça predominante entre produtores rurais é a girolanda, com animais de bom potencial genético.

O pesquisador na área de Pastagens e chefe-geral da Embrapa Rondônia, Newton de Lucena Costa, demonstrou as vantagens de modificações no sistema, através da implantação do pastejo rotativo. "A rotação e a diversificação de pastagens são técnicas capazes de eliminar parasitas, como a cigarrinha-das-pastagens. O resultado é comprovado pela maior produtividade do rebanho, tanto em leite como em peso vivo por animal", explica Lucena.

Segundo ele, a gradagem, a calagem (adição de calcáreo) e a adubação são etapas que devem anteceder a implantação do sistema de pastejo rotativo, possibilitando aumento na produção de leite e desinfestação de insetos nos piquetes. Um acordo de cooperação foi firmado entre a Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e a Prefeitura Municipal para oferecer subsídios técnicos aos agricultores familiares.

Leite orgânico - A tecnologia para se obter o "leite orgânico" (tema da outra palestra durante a Exposição) ainda é incipiente. As pastagens devem ser altamente diversificadas, implantadas em sistemas silvopastoris, e os animais não podem entrar em contato com qualquer espécie de produtos químicos.

A produção orgânica de leite envolve várias etapas na produção, explica o pesquisador da Embrapa Rondônia na Área de Nutição de Ruminantes, João Paulo Guimarães Soares. No entanto, de acordo com ele, o sistema é totalmente viável para um nicho de mercado específico: pequenos e médios produtores, que produzem o leite quase que exclusivamente a partir de pastagens, situação verificada no município.

Guilherme Ferreira Viana - MTb 06566 JP/MG Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387/222-0014 (ramal 6530) - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/