01/11/03 |

Alternativas de controle à principal praga do café em Rondônia são apresentadas em encontro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Métodos de controle da principal praga que ataca o café em Rondônia - a broca-do-café - serão um dos temas abordados durante o "VII Encontro Estadual de Cafeicultores" no município de Cacoal, a 470 quilômetros da capital do Estado, Porto Velho, nesta sexta-feira, 7.

A broca é um pequeno besouro de origem africana, detectado inicialmente nos cafezais de São Paulo no início do século 20. Hoje, é um dos mais sérios problemas na busca de qualidade na cafeicultura brasileira. Em Rondônia, a praga é a maior responsável pela redução da produtividade e do preço do café. "Se o cafezal apresentar índices de infestação na faixa dos 10%, o produtor pode perder até 1,2 quilos de café por saca", revela o engenheiro agrônomo da Embrapa Rondônia José Nilton Medeiros da Costa, da área de Entomologia e Pragas do Café.

O encontro, na visão dos especialistas, será o início de uma campanha em busca da qualidade do café no Estado. Entre as palestras, proferidas por pesquisadores da Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e por engenheiros agrônomos da Ceplac e do Centro Tecnológico do Café do Espírito Santo, destacam-se aspectos como tecnologia e qualidade do café, doenças do cafeeiro, controle químico e biológico de pragas, entre elas a broca-do-café, e mercado e comercialização do produto.

De acordo com o pesquisador na área de Entomologia da Embrapa Rondônia César Augusto Domingues Teixeira, o controle biológico de pragas do cafeeiro, em algumas situações, é a única alternativa para otimizar a produção e a produtividade de cafés especiais, como o orgânico, já presente em lavouras de Rondônia.

Inseticida biológico - "Estamos trabalhando em uma vertente econômica, em que o controle biológico deve ser satisfatório comercialmente para o produtor", explica Teixeira. Nessa vertente, a broca-do-café pode ser combatida de duas maneiras: por inimigos naturais, como a Vespa de Uganda, ou por nematóides e fungos nocivos às pragas, como o fungo beauveria bassiana, que ocorre naturalmente nas plantações.

A Embrapa Rondônia atua na identificação desse fungo, fazendo sua multiplicação em laboratório e definindo a formulação adequada para ser aplicado em grande quantidade nas lavouras. No Campo Experimental da Empresa em Ouro Preto d'Oeste e em Machadinho d'Oeste a aplicação está sendo executada desde a safra passada, com perspectivas otimistas, segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia. "O agricultor deve adotar o controle da broca como prática constante, trabalhando a qualidade do café", diz.

Vertentes - A Embrapa Rondônia desenvolve em laboratório uma nova linha da pesquisa de controle biológico, onde um fungo mais agressivo no combate à broca está em fase de identificação. Durante o "VII Encontro Estadual de Cafeicultores", métodos de controle químicos e culturais, como a importância de uma colheita bem feita, serão demonstrados. No último levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rondônia ocupa a quinta posição nacional em área produtora de café: são 165 mil hectares de lavouras.

Em relação ao café produzido no Estado - o robusta - Rondônia ocupa a segunda posição, atrás do Espírito Santo: 2,1 mil sacas beneficiadas, com produtividade média de 12 sacas / hectare. Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia pelo telefone (69) 225-9387.

EVENTO: VII ENCONTRO ESTADUAL DOS CAFEICULTORES DATA: 07/11/2003 LOCAL: CACOAL (RO) REALIZAÇÃO: SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA, PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL /GOVERNO DE RONDÔNIA; EMATER/RO; PREFEITURA DE CACOAL PATROCÍNIO: PRONAF APOIO: CEPLAC, EMBRAPA RONDÔNIA, CÂMARA SETORIAL DO CAFÉ E ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CACOAL.

Guilherme Ferreira Viana - MTb 06566 JP/MG Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387/222-0014 (ramal 6530) - gferreiraviana@bol.com.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Café

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/