01/11/03 |

Agricultores familiares participam de curso sobre aves caipiras

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Meio-Norte (Teresina - PI), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza nos dias 26 e 27 de novembro o curso "Sistema Alternativo de Criação de Aves Caipiras", com carga horária de 16h. O curso tem como objetivo transferir tecnologias e conhecimentos sobre o a criação de aves caipiras para agricultores familiares. O ministrante do curso é Firmino José Vieira Barbosa (pesquisador do convênio Embrapa – Uespi).

O evento acontece no auditório da Embrapa Meio-Norte. No dia 26 pela manhã, das 8h às 10h, haverá palestras sobre Sistema Alternativo de Criação, com os subitens Concepção Tecnológica, Sustentabilidade do Processo, Agregação de Valor e Produtos de Qualidade. Das 10h até às 12h acontecerá palestras sobre Planejamento de Criação, com os subitens Dimensionamento Populacional; Potencialidade do Meio; Capacidade Produtiva e Mercado.

Á tarde, das 14h ás 16h, ocorrerão palestras sobre Instalações e Equipamentos, com os subitens Aviário, Comedouros, Bebedouros e Ninhos. A partir das 16h até ás 18h será a vez da palestra sobre Reprodução, que englobará a Seleção de Matrizes e Reprodutores; Seleção, Acondicionamento e Armazenamento de Ovos; Ovoscopia; Incubação Natural e Artificial; Alimentação; Exigências Nutricionais das Aves; Alimentos: Análise e Processamento e Formulação de /ração.

No dia 27 de novembro haverá palestras apenas pela manhã sobre Sanidade; Limpeza e Desinfecção das Instalações e equipamentos; Uso de Inseticidas, Detergentes e Antimicrobianos (quimioterápicos e antibióticos); Doenças; Medicação Alternativa; Comercialização; Expectativa Produtiva; Processamentos de Produtos e Subprodutos; Associativismo e Cooperativismo. Depois de encerradas as palestras será feita uma viagem e almoço no município de Regeneração/PI e uma visita ao Sistema de Criação de Galinha Caipira na Comunidade Boi Manso, encerrando as atividade do curso.

Eugênia Ribeiro - MTb 1091 Embrapa Meio-Norte Contato: (86) 225-1141/R 233 - eugenia@cpamn.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/