01/11/03 |

Embrapa realiza Congresso Internacional do Leite em Araxá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Terceiro Congresso Internacional do Leite, realizado pela Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora,MG)unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Serrana Nutrição Animal, CNPq e Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil será realizado dos dias três a cinco de dezembro, no Grande Hotel Tropical, em Araxá, MG.

O evento será composto pelo Quinto Simpósio sobre Sustentabilidade da Pecuária de Leite no Brasil e pelo Terceiro Workshop sobre Políticas Públicas para o Agronegócio do Leite no Brasil. O Congresso é um importante fórum de discussões do setor e é voltado para produtores e suas representações corporativas, lideranças políticas, representantes de organizações públicas e privadas ligadas ao setor, estudantes e profissionais da assistência técnica e extensão rural.

Para o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, o Congresso será uma oportunidade singular para a cadeia produtiva do leite. "Essa é uma rara oportunidade de reunirmos num mesmo fórum temas relacionados às políticas públicas e à tecnologia", diz Vilela. Segundo ele, muitas políticas, para serem implementadas, necessitam de suporte tecnológico e vice-versa. A exemplo do que ocorreu no Congresso realizado no ano passado, em Foz do Iguaçu, PR, ao final do evento será redigido um documento orientador a ser entregue às autoridades governamentais. "Pretendemos fazer uma revisão, item por item, do documento elaborado em Foz do Iguaçu. A partir daí, veremos o que foi ou não implementado e sugeriremos novas ações", afirma Vilela.

A oportunidade de se discutir a cadeia produtiva do leite de forma ampla é realçada pelo pesquisador José Luiz Bellini. "O Governo Lula está criando novos mercados e o setor produtivo precisa responder rápido ao crescimento da demanda". Bellini diz ainda que a atividade leiteira é de grande viabilidade econômica, "o que o produtor precisa para crescer é saber usar de forma eficiente os fatores de produção". O chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Gado de Leite, Matheus Bressan, chama a atenção para a atualidade dos temas que serão debatidos: "entre outras questões, estaremos discutindo as implicações que a reforma tributária terá para o setor". Bressan ressalta também que uma parte do evento será reservada para debater estratégias de transferência de tecnologias.

A idéia de se realizar um Congresso de porte para a cadeia produtiva do leite surgiu há quatro anos, em Goiânia, durante o Segundo Simpósio de Sustentabilidade da Pecuária de Leite no Brasil. No ano seguinte, na mesma cidade, ao Simpósio foi agregado o Workshop sobre Políticas Públicas, dando origem ao Congresso Internacional do Leite, que passou a ser itinerante (o segundo foi em Foz do Iguaçu e o terceiro será em Araxá). Sem fins lucrativos (não há taxa de inscrição), o evento procura reunir o maior número de pessoas possível para se tornar cada vez mais representativo. A abertura do Congresso será às 13h30. Outras informações podem ser obtidas no site da Embrapa Gado de Leite (www.cnpgl.embrapa.br) ou pelo telefone (32) 3249-4753.

Temas do Terceiro Congresso Internacional do Leite

Workshop sobre políticas públicas: Cenários para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro Desafios nacionais para a cadeia produtiva do leite Propostas da CPI do leite – relatório final Políticas para o setor leiteiro na América Latina Comércio internacional de lácteos e as perspectivas para o Brasil O cooperativismo no agronegócio do leite Perspectivas do agronegócio brasileiro no cenário mundial e políticas para o fortalecimento do setor Impacto sobre a reforma tributária sobre o agronegócio do leite brasileiro

Simpósio sobre a sustentabilidade da pecuária de leite no Brasil Novas tendências mundiais para a busca da sustentabilidade da agropecuária mundial Produção de leite a pasto em bases sustentáveis Gestão ambiental na atividade leiteira Alternativas inovadoras para otimizar o processo de transferência de tecnologia na atividade leiteira Inovações tecnológicas na atividade leiteira Instrumentos públicos para garantir a sustentabilidade dos sistemas de produção de leite Alternativas para agregação de valor na atividade leiteira Fatores condicionantes do sucesso da atividade leiteira familiar e empresarial.

Atividades paralelas Reunião da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA Reunião do Comitê Assessor Externo da Embrapa Gado de Leite Reunião da Câmara Técnica da Bovinocultura de Leite do Conselho Estadual de Políticas Agrícolas da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais Reunião da Aliança Láctea Global

Rubens Neiva - Jornalista Embrapa Gado de Leite Contatos: (32) 3249-4712 / (32) 9103-8029 - neiva@cnpgl.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Leite\Leite 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/