01/11/03 |

Embrapa recebe o prêmio O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, concedido pela Câmara dos Deputados, será entregue hoje (4ª feira, dia 26), à Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e à Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, pelo desenvolvimento e apresentação do Projeto Saúde Brasil - atividade educativa e de marketing -  a estudantes do ensino médio. Receberão a láurea, às 18 horas, na Câmara dos Deputados, em Brasília, Carlos Roberto de Souza Paino, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) e Celso de Freitas, da Tortuga, os criadores e executores desse projeto educativo.

O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação foi criado em 1999 para homenagear e reconhecer pessoas ou entidades que apresentem especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil, com atuação nacional. O nome do Prêmio, "Darcy Ribeiro", foi dado para homenagear e perpetuar a memória desse educador, antropólogo, indigenista e político brasileiro, ministro do Presidente João Goulart, falecido em 1996 e conhecido em todo o mundo. Ainda em vida, seu nome chegou a ser indicado para o Prêmio Nobel da Paz.

Como funciona o Projeto Saúde Brasil - O projeto foi criado, desenvolvido e promovido pela Embrapa Pecuária Sudeste e pela Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, é um trabalho educativo, social e de marketing, que visa transmitir a estudantes de 1º e 2º graus, informações sobre alimentação saudável, sobre cadeias produtivas do agronegócio e produção agropecuária com responsabilidade ambiental, mostrando a necessidade de se produzir com o menor impacto ambiental possível e preservando áreas de vegetação nativa.

Após prévio agendamento das escolas, os alunos são organizados e divididos em grupos de 500 a 600, onde recebem orientação e explicações sobre as etapas da produção de leite ou de carne e sobre as qualidades nutritivas destes alimentos. Os alunos têm a oportunidade de ver a ordenha mecânica - higiênica e sem nenhum contato manual - brincar com bezerros e observar a alimentação e amamentação dos animais.

Também assistem a uma peça de teatro/circo, feita por artistas profissionais, onde são reforçadas as noções de alimentação saudável e informações sobre a cadeia produtiva do alimento que está sendo apresentado. Depois os alunos escrevem redações e os melhores classificados são premiados, com computadores, geladeiras, aparelhos de TV e uma viagem ao parque temático "Mundo de Beto Carrero", no balneário de Penha, um dos tantos procurados centros turísticos de Santa Catarina.

Em 1999 a Embrapa Pecuária Sudeste foi agraciada, pela Fundação Abrinq, com o diploma "Empresa Amiga da Criança", graças a esse trabalho. Em 1998 recebeu o primeiro lugar do Prêmio de Marketing Rural, concedido pela ABMR - Associação Brasileira de Marketing Rural.

A Embrapa Pecuária Sudeste ganhou, em 2001, mais dois troféus nacionais, pelo trabalho do Projeto Saúde Brasil: um deles foi o Prêmio Ouro (primeiro lugar), na categoria "campanhas comunitárias", concedido pela Associação Brasileira de Marketing Rural. Além disso, a Associação de Criadores de Nelore do Brasil agraciou, com o Troféu Nelore Festa, a Embrapa Pecuária Sudeste e Carlos Roberto Paino, criador e coordenador do Projeto e responsável pela Área de Transferência de Tecnologia e Negócios daquela unidade de pesquisa. E em 2002 o projeto recebeu o prêmio "Peão da Tecnologia", concedido pela Fundação ParqTec - Fundação de Alta Tecnologia, de São Carlos.

Os custos do Projeto Saúde Brasil-Evento Leite são totalmente assumidos pela Tortuga Cia. Zootécnica Agrária e outras empresas privadas que a cada ano participam do evento. A Embrapa Pecuária Sudeste entra com o local físico, com os técnicos que orientam a visita e com a supervisão geral.

O evento começou em 2001 a ser realizado também com outros produtos e em diferentes cidades, sob o sistema de franquia. O Evento Leite foi feito também em Brasília, o Evento Carne Bovina ocorreu em São Paulo e em Uberaba (MG) e o Evento Carne Suína e Avícola aconteceu em Concórdia (SC), este último organizado pela Embrapa Suínos e Aves. Até agora mais de 100 mil crianças foram beneficiadas.

O Projeto apresenta dois Eventos: Projeto Saúde Brasil - Evento Leite e Projeto Saúde Brasil - Evento Carne. Pode ser também realizado com outros produtos do agronegócio - citros, trigo, milho, arroz, soja, demais frutas, mel e outros - sob supervisão da Embrapa Pecuária Sudeste, que detém a patente do Projeto. Os eventos podem também ser feitos por associações do agronegócio ou empresas privadas promotoras de eventos, em comum acordo com a Embrapa Pecuária Sudeste.

Jorge Reti - MTb 12693-SP e MS14130/SJPSP/FENAJ Embrapa Pecuária Sudeste Contatos: (16) 261-5611 - jreti@cppse.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/