01/11/03 |

Projeto Responsabilidade Social é pleno na Embrapa Meio Ambiente

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Senhoras do Bairro Tanquinho Velho, onde está localizada a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estiveram na Unidade em 20 de novembro de 2003, para aprenderem sobre a importância nutricional da soja, inclusive com aula prática, preparando pão, leite, maionese, croquete e farofa de soja.

Essa ação faz parte do Projeto de Responsabilidade Social, que está ligado ao Projeto Cidadão Solidário da Prefeitura Municipal de Jaguariúna. A responsável pelo projeto é Katy Anne, assistente social da Embrapa. A equipe é de voluntários da Unidade, contando atualmente com 10 empregados.

As ações atendem a um grupo de jovens lideranças do Tanquinho Velho, que já estiveram na Embrapa e Prefeitura para visitas educativas e treinamentos, como oficina de arte, lixo e meio ambiente e de sensibilização para uma atuação de melhorias no bairro. Nesta semana, esse grupo estará em visita educativa a Motorola, também parceira.

Atenderá também as mulheres do bairro em cursos educativos e profissionalizantes. O próximo será sobre artesanato. Atualmente, está em andamento um curso de educação para adultos, coordenado pela Prefeitura e pela Escola Municipal Professora Oscarina Pires Turato, outra parceira.

O projeto pretende envolver a comunidade do entorno em atividades educativas, profissionalizantes e principalmente, motivá-la para a implementação de melhorias no bairro em diversas áreas indicadas em pesquisa feita pelos voluntários, como lazer, esporte, transporte e saúde.

Os primeiros resultados podem ser sentidos através da alegria dos envolvidos, pois até então, a Motorola, a Prefeitura e a Embrapa eram locais desconhecidos, e agora passam a fazer parte da realidade deles. Além disso, conhecer empresas, participar de treinamentos é também expressão de cidadania, explica Katy.

As ações terão continuidade em 2004, com atividades práticas de melhorias e treinamentos de motivação para geração de renda, pois foi identificado que muitos na comunidade fazem pães, queijos, possuem pequenas hortas e como em sua maioria são donas de casa e desempregadas, podem ser estimuladas a gerarem renda através dessas atividades. Serão também desenvolvidas pequenas ações de lazer e esporte no bairro, em parceria com as empresas locais, a Faculdade de Jaguariúna e a Prefeitura, como caminhadas para uma vida saudável, dias de lazer com corte de cabelo e jogos que visem proporcionar e construir com a Comunidade elos de integração e compromissos de melhorias no ambiente.

Cristina Tordin Embrapa Meio Ambiente Contatos: (19) 3867.8700 - cris@cnpma.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/