01/11/03 |

Água de chuva é alternativa para superar escassez de recursos hídricos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva - ABCMAC - tem novo presidente: João Gnadilinger, assessor do Setor de Chuva e Água do Instituto Regional da Pequena Agricultura Apropriada (IRPAA), irá presidir a entidade pelos próximos dois anos. Ele substitui o pesquisador Everaldo da Rocha Porto, da Embrapa Semi-Árido (Petrolina, PE) unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Nesse período será preciso articular melhor as instituições públicas e as organizações não governamentais e estender as ações da entidade para todo o Brasil. Hoje em dia ninguém mais duvida da captação de água de chuva como uma alternativa consistente à escassez de recursos hídricos que atinge não apenas comunidades rurais do Nordeste mas, também, grandes centros urbanos como Fortaleza, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, afirma João.

Qualidade da água - As chuvas não podem ser negligenciadas nas discussões sobre a falta de água, tanto para o consumo humano quanto no desenvolvimento de atividades agropecuárias. Na área seca do Nordeste ela é fundamental para suprir as necessidades das famílias e das atividades nas roças. Nesta região, os rios são temporários e grande parte da água subterrânea disponível possui altos teores de sais. A chuva, no entanto, é abundante embora precipite de maneira irregular e concentrada em poucos meses do ano. Deixa-se perder muita água das chuvas que caem no semi-árido, assegura João.

O projeto de construção de um milhão de cisternas, concebido pela ong Articulação do Semi-Árido e financiado com recursos do governo federal - em menor escala, pela iniciativa privada - revela a disponibilidade de tecnologia e viabilidade do uso da água de chuva para enfrentar sérios problemas de abastecimento de água para a população rural, inclusive a que vive isolada. O debate que a ABCMAC pretende levar adiante a partir de agora não é apenas com relação à quantidade de água, mas quanto às formas de armazenamento para preservar a sua qualidade, em especial para o consumo humano.

Durante a solenidade de posse da nova diretoria da ABCMAC, o professor Luiz Rafael Palmier, da Universidade Federal de Minas Gerais, proferiu palestra sobre "Experiências com Barragens Subterrâneas" que foi debatida pelo geólogo Gilson Liberal. A Diretoria recém empossada estabeleceu um planejamento das suas atividades com ênfase nas questões relacionadas à qualidade da água, utilização da água de chuva na agricultura e a água de chuva nas cidades.

Mais informações: João Gnadilinger - assessor do Setor de Chuva e Água Instituto Regional da Peque-na Agricultura Apropriada Contatos: (74) 611- 6481 - ircsa@irpaa.org.br

Everaldo Rocha Porto - pesquisador Embrapa Semi-Árido Contatos: (87) 3862-1711 - erporto@cpatsa.embrapa.br

Marcelino Ribeiro - jornalista Embrapa Semi-Árido Contatos - (87) 3862-1711 - marcelrn@cpatsa.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Semi-Árido 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/