01/11/03 |

Resíduos de agroindústria ajudam a reduzir custos na alimentação de ovinos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

O Dia de Campo na TV que vai ao ar dia 28 de novembro, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema a Terminação de Ovinos com a Utilização de Resíduos da Agroindústria. Este programa é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF0 , em parceria com a Embrapa Caprinos (Sobral, CE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentoresponsável pela tecnologia.                                                                                    No Nordeste brasileiro, a ovinocultura é uma atividade com grande importância socioeconômica. Nos últimos anos, a crescente demanda tem estimulado produtores e agroindustriais a investirem nos diferentes segmentos da cadeia produtiva. Contudo, a qualidade e a quantidade da matéria-prima em oferta ainda estão muito aquém das sinalizações do mercado, uma vez que não existem regularidades na oferta e os animais são abatidos em idades bem acima do desejável.

Com a demanda reprimida, principalmente nas regiões metropolitanas, grande parte do mercado é abastecida com carne ovina importada de outras regiões do país e de nações integrantes do Mercosul, como Uruguai e Argentina. O manejo alimentar inadequado é o fator que mais contribui para o baixo desempenho animal.

Por outro lado, as crescentes demandas por carne ovina têm levado o produtor nordestino a melhorar o manejo alimentar, com o objetivo de atender aos padrões exigidos pelo mercado. Entretanto, o processo produtivo depara-se com elevados custos na alimentação quando são utilizados concentrados provenientes de outras regiões, como milho e farelo de soja.

Uma solução viável é aproveitar resíduos de boa qualidade e baixo custo das agroindústrias frutíferas, instaladas na Região Nordeste. A redução dos custos de produção irá tornar o produto competitivo e, a médio e longo prazos, conquistar mercados externos.   O Dia de Campo na TV é transmitido ao vivo do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas a partir de perguntas recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

José Ubiraci Alves Embrapa Caprinos Contatos: (88) 677-7015 - ubiraci@cnpc.embrapa.br

Jorge Macau - 978/04/98/MA Embrapa Informação Tecnológica Contatos: (61) 448-4278 - diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/