01/12/03 |

Produção Integrada de Caju será apresentada em dia-de-campo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza na sexta-feira (5), na fazenda Pimenteira, em Beberibe (CE), um dia de campo para apresentar a empresários agrícolas, técnicos e produtores de associações e cooperativas e autoridades locais o sistema de Produção Integrada de Caju (PIC), além de técnicas de substituição de copas, irrigação de cajueiro e adubação sob condições de irrigação e sequeiro. O evento começa às 8 horas e mais informações podem ser obtidas nos telefones (85) 299-1824 e 299-1823, ou ainda no endereço eletrônico sac@cnpat.embrapa.br.

Produção Integrada - O sistema de Produção Integrada de Frutas produz alimentos de alta qualidade, mediante o uso de mecanismos reguladores para diminuir o uso de insumos e agrotóxicos, assegurando uma produção sustentável. Através dela, se equilibram cuidadosamente o uso de métodos biológicos, químicos e técnicos, considerando a produção e o meio ambiente, a rentabilidade e as demandas sociais.

No caso do caju, já existem 15 produtores nos Estados do Ceará e do Rio Grande do Norte em fase de adequação ao sistema, representando mais de mil hectares de área. Segundo o pesquisador da Embrapa AgroindústriaTropical e coordenador do programa, Vitor Hugo de Oliveira, os produtores que cumprirem todas normas técnicas específicas do programa poderão se habilitar a solicitar o selo de certificação da Produção Integrada de Caju.

"Acredito que daqui a pouco tempo, a adesão dos produtores ao PIC pode ser determinante para sua continuação no mercado, uma vez que vem aumentando, principalmente na União Européia, as barreiras fitossanitárias e as exigências de controle sobre todo o sistema de produção", avalia Vitor Hugo.

Irrigação e adubação - O Dia de Campo também vai abordar os processos de gotejamento e micro-aspersão, que se apresentam como os sistemas de irrigação mais adaptados à cultura do cajueiro-anão precoce. A prática da irrigação permite elevar a produtividade e ampliar o período de colheita, mas é necessário que o sistema seja bem dimensionado e que a freqüência e a quantidade de água aplicada sejam determinadas adequadamente.

Outro fator importante para a cultura é a adubação e, durante o Dia de Campo, pesquisadores da Embrapa vão apresentar os resultados dos tratamentos que obtiveram os melhores resultados, utilizando Nitrogênio, Fósforo e Potássio, principais nutrientes exigidos pela cultura do cajueiro.

Substituição de copas - A área ocupada com a cajucultura na Região Nordeste está estimada em cerca de 650.000ha que produzem, em anos de normalidade climática, cerca de 160.000t de castanha "in natura". Isto corresponde a uma produtividade de apenas 246 kg/ha, considerada muito baixa em relação ao potencial produtivo da espécie. Dados revelam que 62% dessas plantas produzem abaixo de 4 kg de castanha/safra, sendo responsáveis por 30% da produção total.

Usando a tecnologia de substituição de copas desenvolvida pela Embrapa Agroindústria Tropical, é possível recuperar esses pomares, elevando sua produtividade para cerca de 1.300 kg/ha. A técnica consiste  na substituição da parte aérea das plantas improdutivas por clones de alta produção e porte reduzido, por meio de enxertia, mantendo o sistema radicular e parte do tronco dessas plantas.

Teresa Barroso (DRT 812CE JP)  01/12/2003 Embrapa Agroindústria Tropical Contatos: (85) 299-1907 / 9953-8290 - teresa@cnpat.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/