01/12/03 |

Natal da Vizinhança une Embrapa, Ceasa e ribeirinhos do Guamá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A idéia é antiga, mas só este ano vai se concretizar. Empregados da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Ceasa trabalharam em parceria para promover uma grande festa de confraternização que envolva também as famílias ribeirinhas que vivem às margens do rio Guamá.

O Natal da Vizinhança permitiu uma maior aproximação de grupos que, embora vivendo próximos, tradicionalmente têm estado distantes. Além do Papai Noel, que chegou de canoa pelo rio Guamá distribuindo brinquedos, a programação previu almoço à base de feijão caupi (produzido com orientação técnica da Embrapa) e sopa, que a Ceasa produz a partir de alimentos considerados impróprios para comercialização, mas que têm excelente qualidade nutricional e estão aptos para o consumo.

A inclusão social dos ribeirinhos que moram às margens do rio Guamá e que têm, entre suas atividades, a agricultura familiar, é uma meta que faz parte do enfoque de ampliação dos públicos trabalhados pela Embrapa. A Ceasa, por outro lado, objetiva inclui-los entre os que comercializam o excedente gerado na terra. "Alguns produtores vão comercializar seus produtos em portos e feiras mais distantes, quando moram quase dentro da Ceasa", exemplifica Mariano Klautau, representante da Ceasa no grupo.

 O evento do dia 17 foi apenas mais uma ação de aproximação com os que vivem próximos à Ceasa e Embrapa. A proposta é mais ampla e prevê repasse de informações técnicas que permitam o aumento da produtividade a partir do controle de pragas e doenças, de uso de adubação e de cultivares mais produtivas, espaçamentos entre plantas recomendáveis e tudo mais que, ao final, signifique ganho para os produtores que se dedicam a plantar principalmente fruteiras e culturas alimentares como mandioca, arroz e milho. Pesquisadores da Embrapa e técnicos da Ceasa já estão visitando os produtores, elaborando projetos e repassando mudas e sementes e informações técnicas.

Natal - O evento, que objetivou uma aproximação ainda maior entre técnicos da Embrapa e da Ceasa e ribeirinhos, começou às 8:30 horas no Porto da Ceasa com a chegada, de canoa, do Papai Noel. Ele distribuiu brinquedos, doados pelos empregados da Embrapa, às mais de 140 crianças que vivem às margens do rio Guamá. Em seguida o diretor da Ceasa, Amaro Klautau e a chefe geral da Embrapa de Belém, Tatiana Sá, plantaram mudas de espécies florestais e uma área que está sendo reflorestada na Ceasa. Outras mudas serão repassadas à comunidade.

Por volta das 10 horas, empregados da Ceasa e da Embrapa e as famílias ribeirinhas seguiram para a Unidade de Pesquisa Animal Álvaro Adolpho, da Embrapa,na estrada da Ceasa, onde a programação do Natal da Vizinhança teve continuidade com o sorteio de brindes, apresentação de corais, sendo um infantil de filhos de empregados da Embrapa e outro formado pelos funcionários da instituição de pesquisa e uma celebração ecumênica por um padre e um pastor.

Um almoço para empregados e ribeirinhos encerrou a programação. Além de uma feijoada à base de feijão caupi produzido sob orientação técnica da Embrapa, foi servida sopa, produzida pela Ceasa, com verduras e legumes considerados inviáveis para comercialização, mas aptos para consumo humano.

Ruth Rendeiro - DRT 609/ 9985 1229/PA Embrapa Amazônia Oriental Contatos: (91) 622-2012 - ruth@cpatu.embrapa.br  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/