01/12/03 |

Decifrado o genoma do baculovírus da lagarta da soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Sequenciamento será apresentado pela primeira vez no dia 4, em Brasília
Uma parceria envolvendo pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e das universidades de São Paulo (USP), de Brasília (UnB), de Mogi das Cruzes e da Flórida acaba de concluir o sequenciamento completo do genoma do vírus da lagarta da soja (Baculovirus anticarsia ou nucleopoliedrovírus de Anticarsia gemmatalis). A novidade será apresentada pela primeira vez nos dias 4 e 5 de dezembro de 2003, durante um workshop que será realizado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília (DF).

Ao lado dos trabalhos de desenvolvimento de bioinseticidas para uso em campo, a Embrapa, em conjunto com cientistas dessas universidades, decidiram estudar o genoma do Baculovirus anticarsia. O vírus da lagarta da soja foi isolado no Brasil no final da década de 1970 por uma equipe chefiada pelo pesquisador Flávio Moscardi, da Embrapa Soja (Londrina-PR). No início da década de 80 começou a ser usado no maior programa de controle biológico de pragas do mundo. Atualmente, cerca de dois milhões de hectares de soja são tratados, por ano, com produtos à base de Baculovirus anticarsia para reduzir a infestação da lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), que é a principal praga dessa leguminosa em todas as regiões brasileiras.

Participação do evento representantes dos grupos de pesquisa que efetuaram o seqüenciamento genômico, como Paolo Zanoto (USP), James Maruniak (Universidade da Flórida), José Luiz Wolff (Universidade de Mogi das Cruzes), Bergman Ribeiro (UnB), Flávio Moscardi (Embrapa Soja) e Marlinda Lobo Souza e Maria Elita B. Castro (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia). O workshop será realizado no Auditório Central da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, situado no Parque Estação Biológica, no final da Av. W5 Norte, Brasília-DF. A entrada é gratuita e não será necessária a inscrição prévia. O programa completo do workshop encontra-se no endereço http://www.cenargen.embrapa.br. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (61) 448-4660.

No dia 4, das 8h30min às 17h, serão apresentadas palestras sobre a utilização do Baculovirus anticarsia como bioinseticida, sobre os trabalhos de seqüenciamento e determinação de estrutura do genoma do vírus e aspectos da sua biologia molecular, os estudos de infecção de células hospedeiras pelo vírus, análise da variabilidade genética e da estabilidade viral, estudos de relações entre a estrutura genômica e as funções do baculovírus e o desenvolvimento de bioprocessos para a produção de proteínas derivadas de baculovírus.

No dia 5, também das 8h30min às 17h, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para discussão e proposição de futuros projetos e colaborações nacionais e internacionais e de estratégias para obtenção de financiamentos para a continuidade dos trabalhos.

Mais informações: José Manuel Cabral S. Dias Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Contatos: (61) 448-4662 - cabral@cenargen.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Defensivos e Controle Biológico 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/