01/12/03 |

Curso para formação de Gestoras Ambientais iniciou em outubro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o objetivo de capacitar produtoras rurais para auxiliar na gestão ambiental de suas propriedades, a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deu início em outubro ao Curso de Formação de Gestoras Ambientais. A capacitação, que iniciou em 11 de outubro e terá a duração de 10 meses, sendo aplicada em 8h/mensais, acontece na Comunidade de Barra Bonita, interior do município de Concórdia - SC.

O primeiro encontro teve a participação da psicóloga da Universidade do Contestado - UnC Campus Concórdia,  Miria Benincasa. "A idéia era a de integrar as mulheres, fazê-las se sentirem à vontade", comentou o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves e coordenador do curso, Júlio César Pascale Palhares. O segundo encontro, realizado no dia 25 de outubro, teve como tema a relação da mulher com o meio ambiente, abordado pelo pesquisador.

No dia 15 de novembro, terceiro encontro, Júlio Palhares abordou o tema água e no quarto encontro, que ocorreu no dia 29, as participantes do curso visitaram uma propriedade modelo no manejo de meio ambiente, no município de Peritiba - SC. Para o último encontro do ano, que acontecerá no próximo dia 06 de dezembro, o grupo fará  a discussão sobre os resultados das análises de água realizadas em cada propriedade.

"O objetivo é capacitar as produtoras para a interpretação das análises", comenta o pesquisador Júlio. Também acontecerá neste encontro uma atividade de fechamento do ano, que terá a organização e realização feita pelo Curso de Pedagogia da Universidade do Contestado - UnC Campus Concórdia.

O curso - A idéia de trabalhar com este público, o feminino, aconteceu depois de um levantamento feito pelo pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Júlio César Pascale Palhares, que identificou que não haviam trabalhos destinados às mulheres. "Se analisarmos hoje, aqui na região, a maioria das propriedades tem a participação das mulheres, direta ou indiretamente. Elas executam trabalhos e auxiliam no gerenciamento da propriedade", comentou Júlio Palhares. "Queremos transferir conhecimento para que elas possam tomar decisões e ajudar a amenizar os problemas ambientais", explica.

A capacitação será dividida em dez módulos, que incluem desde a introdução aos recursos naturais, nutrição, tratamento, reaproveitamento, economia, saúde e gestão. Todos os temas voltados para a questão ambiental. Haverão aulas práticas e teóricas. Os encontros acontecem no Centro Comunitário de Barra Bonita, interior do município de Concórdia - SC. "A escolha do local foi para facilitar o acesso para todas as produtoras", disse o pesquisador.

A realização deste curso acontece em parceira com o curso de Pedagogia da  Universidade do Constestado - UnC Campus Concórdia. "Desejamos avaliar a metodologia que aplicamos e se essa se mostrar eficaz vamos utilizá-la para outros produtos", explicou Júlio. Além dos dez meses de capacitação, este projeto prevê um período de acompanhamento, que acontecerá durante oito meses. "Vamos acompanhar o trabalho que as gestoras ambientais farão, atentos às dúvidas, sugestões e dificuldades que possam surgir", finalizou o pesquisador Júlio Palhares.

Monalisa Leal Pereira - MTb-SC 01139 Embrapa Suínos e Aves Contato: (49) 442.8555 – ramal 255 - monalisa@cnpsa.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/