01/12/03 |

Embrapa e SEBRAE lançam inventário tecnológico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma revisão cuidadosa de resultados de pesquisa bem como de tecnologias adaptadas e de observações de campo referentes ao manejo, tratamento e utilização dos resíduos gerados pela suinocultura é o enfoque do documento "Sistemas de Tratamento de Dejetos Suínos: Inventário Tecnológico", que será lançado oficialmente no dia 08 de dezembro, em Concórdia - SC, em solenidade, na sede da Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O inventário é uma das três ações do projeto realizado em parceira com o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, assinado em 2002, no valor de R$ 150 mil, para o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o aproveitamento dos dejetos suínos. Esse acordo visa também  o desenvolvimento de um sistema de  compostagem de dejetos, construção de um biodigestor com aproveitamento do biogás para aquecimento de aviário, ambos em fase de implementação e validação.

Para a concretização desse inventário tecnológico foi feito um levantamento de tecnologias disponíveis no mercado que tiveram um envolvimento direto ou indireto da Embrapa em sua validação. A elaboração do trabalho contou com a participação do consultor Engenheiro Agrônomo Carlos Perdomo e dos pesquisadores Paulo Armando Victória de Oliveira e Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves.

A expectativa, tanto da Embrapa quanto do SEBRAE, é a de que as informações ora disponibilizadas sejam úteis e auxiliem os técnicos e produtores a encontrarem a maneira de continuar produzindo suínos com o menor impacto ambiental possível.

O Documento nº 85 estará disponível na página eletrônica da Embrapa Suínos e Aves (www.cnpsa.embrapa.br). O inventário também poderá ser adquirido na forma impressa, para isso os contatos devem ser através da área de vendas, pelo telefone 49.442.8555 - ramal 355.

Monalisa Leal Pereira - MTb-SC 01139 Embrapa Suínos e Aves Contato: (49) 442.8555 – ramal 255 - monalisa@cnpsa.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Suínos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/