01/12/03 |

Pesquisador preside XIX Reunião Brasileira de Controle Biológico de Fitopatógenos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A XIX Reunião Brasileira de Controle Biológico de Fitopatógenos vai acontecer em Aracaju-SE. O pesquisador Jefferson Luis da Silva Costa, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi escolhido pelos membros da SBF – Sociedade Brasileira de Fitopatologia, para presidir e organizar o evento no ano de 2005.

A decisão da escolha foi tomada por ocasião da 8a edição do evento que Realizado no final de novembro, em Ilhéus - BA. Na ocasião, Costa foi conferencista na reunião de Ilhéus e Apresentou a palestra "Indução de supressividade geral e específica em solos infectados com fitopatógenos".

Segundo o pesquisador, o controle biológico de fitomoléstias implica na utilização de microorganismos antagônicos visando diminuir a população de fitopatógenos em uma determinada cultura. "Este antagonismo é de comum ocorrência na natureza, porém, sua aplicação apresenta dificuldades em decorrência de fatores ecológicos e biológico de fitopatógenos bem sucedidas, como é o caso do fungo Trichoderma stromaticum, utilizado no controle do fitopatógeno Crinipellis perniciosa, agente da vassoura-de-bruxa do cacaueiro", afirma.

Costa está iniciando novos estudos com este e outros agentes e produtos de controle biológico que conheceu durante a reunião, objetivando controlar as lixas do coqueiro.

Sayonara Marinho - MTb 895/SE Embrapa Tabuleiros Costeiros Contatos: (068) 226-1300 ramal 1361 - sayonara@cpatc.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Defensivos e Controle Biológico 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/