01/12/03 |

Soja ajuda a prevenir doenças e a perder peso

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

Pesquisas recentes sobre a utilização da soja na prevenção e no tratamento de doenças crônicas e também no controle da obesidade serão debatidos por especialistas mundias durante IV Conferência Internacional sobre Processamento e Utilização da Soja que será realizada entre 29 de fevereiro e 5 de março de 2004, no Hotel Bourbon, em Foz do Iguaçu, (PR), paralelamente a VII Conferência Mundial de Pesquisa da Soja e ao III Congresso Brasileiro de Soja.

O consumo de soja e sua relação com a redução de riscos de câncer de mama e de próstata será destaque na palestra do professor do Departamento de Nutrição da Loma Linda Universidade, Mark Messina, americano pioneiro no desenvolvimento de pesquisas que relacionam a soja e seus efeitos terapêuticos. Messina conduz também pesquisas que relacionam a soja à saúde da mulher."Serão apresentados trabalhos sobre os benefícios da soja na redução de colesterol, osteoporose e sintomas do climatério", a pesquisadora da Embrapa Soja (Londrina, PR) Mercedes Panizzi, coordenadora científica do evento.

Mercedes diz que estudos inéditos divulgados em setembro nos Estados Unidos comprovam que a proteína de soja influencia na regulação da glicose, no metabolismo de gorduras, sensibilidade à insulina e redução do peso. "Estudos clínicos mostram que ocorre maior perda de peso quando se substitui a proteína de leite por proteína de soja e que o consumo de soja reduz a gordura obdominal. Além disso, animais obesos que receberam dieta de baixa caloria perderam peso mais significativamente com adição de proteína de soja".

O evento reunirá cerca de 200 conferencistas de todos os continentes para cumprir a programação técnica. Serão realizadas 4 sessões plenárias, seguidas de 9 simpósios simultâneos em que serão realizadas 60 apresentações. A promoção do evento é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site: www.cnpso.embrapa.br/soy, pelo e-mail: cms@cnpso.embrapa.br ou pelo telefone (43) 3371-6336.

Jornalista: Lebna Landgraf (MTb 2903) Embrapa Soja Contatos: (43) 3371-6061 - lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/