01/12/03 |

Dia de Campo na TV trata do aumento da eficiência da adubação na cultura da soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar dia 05 de dezembro, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema o Aumento da Eficiência da Adubação na Cultura da Soja. Este programa é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Embrapa Soja (Londrina, PR), responsável pela tecnologia.

A adubação é um dos itens mais caros no processo produtivo, porque representa, em média, 30% do custo de produção da soja. Os desequilíbrios no solo afetam diretamente a produção agrícola, porque quanto maior a produtividade, mais nutrientes são retirados do solo pelas plantas. Por isso, há a necessidade de reposição constante desses elementos. Esse é o papel da adubação.

Há vários anos os pesquisadores buscam alternativas para aumentar a eficiência da adubação, o que pode resultar em incremento na produtividade sem alterar o custo de produção com fertilizantes. É exatamente essa a função do Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS), tecnologia que será apresentada no programa, além de outras práticas que melhoram o balanço nutricional da soja.

O pesquisador César de Castro, da Embrapa Soja, explica que a análise de solo é o melhor indicador da situação de fertilidade do solo, enquanto a análise foliar revela o estado nutricional das plantas de soja. "Com as informações de análise de solo, de análise foliar e mais os índices apresentados pelo DRIS é possível avançar muito no que diz respeito à eficiência da adubação. O DRIS auxilia na decisão sobre a adubação e a necessidade de aplicação de nutrientes".

O Dia de Campo na TV é transmitido ao vivo do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas a partir de perguntas recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico: diacampo@sct.embrapa.br

Mais informações: Lebna Landgraf - MTb 2903 Embrapa Soja Contatos: (43) 3371-6061 - lebna@cnpso.embrapa.br

Jorge Macau - 978/04/98/MA Embrapa Informação Tecnológica Contatos: (61) 448-4278 - diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/