01/12/03 |

Cultivo do algodão colorido será expandido na Paraíba

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Trinta mil hectares. Esse é o tamanho da área plantada com algodão – inclusive colorido – previsto para a próxima safra na Paraíba. A informação foi dada ontem pelo secretário estadual da Agricultura, Francisco de Assis Quintans, no auditório da FIEP, em Campina Grande na abertura do desfile de moda que lançou oficialmente na cidade o algodão naturalmente verde da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo o secretário, o governo do Estado está disposto a incentivar ainda mais a expansão das áreas de cotonicultura e vai seguir a risca as recomendações da Embrapa Algodão, que desenvolveu um trabalho de zoneamento para a cultura, indicando as áreas e municípios mais propícios para o cultivo desta fibrosa.

Embrapa

O auditório da FIEP se transformou em uma 5assarela

Os realizadores, o Centro de Tecnologia de Couro e Calçados , o Sesi, a Universidade Federal de Campina Grande e a própria Embrapa Algodão, optaram por um desfile mais temático e fora dos padrões das fashion weeks. Nada de música eletrônica. As 15 modelos convidadas para expor as 60 peças de algodão e couro, idealizadas pelo estilista Angelo Rafael, do Laboratório do Vestuário, desfilaram por cerca de 30 minutos ao som de uma autêntica banda de pífanos da região.
O desfile comandado pelo estilista Ângelo Rafael, agitou o mundo da moda local."É um desfile conceitual. Fizemos peças leves, como tops e mini-saias, roupa para o calor do sertão ou o verão do litoral. Algo sensual, mas sofisticado, explorando um pouco aquela figura da 'menina-moça', como a Lisbela do filme de Arraes. Esse desfile é dedicado a todos os cientistas e agricultores que desenvolveram essa nova variedade", comentou Rafael.
Embrapa

O desfile agitou o mundo da moda local

O BRS Verde é mais ecológico também porque seu ciclo produtivo pode ultrapassar os três anos, o que significa, na prática, menos danos ao solo que os algodões brancos de ciclo anual. A intenção da Embrapa é fazer com que o cultivo dos algodões coloridos se consolidem na Paraíba e se expanda para outras regiões do Nordeste", disse Luiz Paulo de Carvalho, o melhorista de plantas responsável pela criação da nova variedade.

A noite foi marca por beleza e bom gosto, com um toque regional inconfundível. O poeta campinense Manoel Monteiro abriu o evento declamando versos do cordel "O Milagre do Algodão Colorido", de sua autoria. O livreto foi distribuído com os presentes. Outra inovação foi o menu da recepção, composto por bolos à base de amendoim e gergelim, caldo de cana e suco de caju. Para o drinque, a regionalíssima aguardente de cana. Numa palavra, a noite foi totalmente fashion.

Dalmo Oliveira - MTb PB 0598/PB Embrapa Algodão Contatos: (83) 315.4361 – dalmo@cnpa.embrapa.br

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Algodão

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/