01/12/03 |

Tatiana de Sá, pesquisadora da Embrapa é finalista do Prêmio Cláudia 2003

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com apresentação de Mônica Waldvogel, as vencedoras do Prêmio Cláudia 2003 foram anunciadas dia 1º de dezembro de 2003, na Sala São Paulo, em São Paulo, na presença de quase 1.500 pessoas, entre elas o ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega, o escritor Ignácio de Loyola Brandão, jornalistas, representantes de Ongs e do mercado, universitários e sociedade civil.

As mulheres que estão escrevendo a história do Brasil foram homenageadas pelo oitavo ano consecutivo. As quinze finalistas apresentaram trabalhos maravilhosos e fundamentais para a conquista de um país melhor, disse a jornalista Mônica Waldvogel. Nessa edição, em vez de uma grande vencedora, foram cinco, nas áreas de ciências, cultura, negócios, trabalho social e políticas públicas, uma vez que a Revista Cláudia acredita no efeito multiplicador de exemplos inspiradores e nas mulheres que vêm abrindo caminhos e ganhando projeção internacional nos mais diversos setores, disse o presidente da Abril, Victor Civita, em seu discurso de abertura da solenidade.

As premiadas foram escolhidas pela redação da revista Cláudia, por uma comissão de notáveis, por dois representantes de cada área e pelas leitoras, que votaram pela internet. Foram considerados os seguintes critérios: impacto – que candidatas realizaram mudanças de peso na sociedade e ofereceram as soluções mais significativas em sua área de atuação, multiplicação –resultados que podem servir de modelo a outras iniciativas e originalidade – considerando-se os trabalhos mais criativos.

Dentre todas essas qualidades, Tatiana Deane de Abreu Sá, chefe da Embrapa Amazônia Oriental, com o projeto Vegetação secundária como vegetação de pousio na paisagem agrícola da Amazônia, o famoso projeto Tipitamba, que significa roça ou capoeira na língua dos Tyriós, índios do norte do Pará, foi uma das três finalistas na área de ciências.

O projeto substitui as queimadas, diminui a emissão de gás carbônico, que contribui para o efeito estufa, por vegetação rasteira que é triturada e incorporado ao solo, método menos nocivo e impactante para o meio ambiente. Ela pretende estender essa técnica para toda a região da Amazônia. Tatiana disse que estar entre as três mulheres de maior destaque na área de ciência, conforme a Revista Cláudia, destaca seu trabalho e a Embrapa inteira.

Esse projeto ganhou também o prêmio Chico Mendes em 2002. "Estar aqui já é uma vitória. O projeto e o nome da Embrapa estão sendo amplamente divulgados", comemora Tatiana, que já tem outros projetos importantes em andamento.

As vencedoras foram a médica pernambucana Magda Carneiro Sampaio, que chegou a uma vacina contra diarréia aguda, principal causa da mortalidade infantil entre crianças de famílias de baixa renda em países em desenvolvimento, pelo leite materno, na área de ciências.

Em cultura, ganhou Tânia Rosing, de Passo Fundo, RS, professora que em 1981 idealizou a Jornada Nacional de Literatura, realizando a décima edição em 2003. Participaram 4,5 mil adultos e 11 mil crianças e jovens. Na área de Negócios, venceu Luíza Helena Trajano Inácio Rodrigues, paulista, que quando assumiu a superintendência da rede de lojas Magazine Luíza, em 1991, tinha 31 lojas e hoje conta com 159 endereços.

Em políticas públicas, a ganhadora foi Eloan Pinheiro, diretora do Instituto de tecnologia de Fármacos, o Far-Maguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, produziu genéricos e ameaçou quebrar patentes, enfrentando os grandes laboratórios que fabricam os caríssimos coquetéis anti-aids.

Na parte de trabalho social, Creuza Maria Oliveira, doméstica, que começou a trabalhar com 10 anos em Santo Amaro da Purificação, a 84 quilômetros de Salvador, cumprindo jornada de 12 horas, de segunda a segunda, cozinhando, lavando, limpando e cuidando de crianças em troca de comida e roupas usadas. Com suas parceiras, criou a Associação Profissional das Domésticas e, em 1990, o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia. A cantora revelação de 2003, Maria Rita, cantou durante a premiação. Depois da entrega dos troféus, aconteceu um coquetel na parte nobre da sala São Paulo.

Cristina Tordin Embrapa Meio Ambiente Contatos: (19) 3867.8700 - cris@cnpma.embrapa.br  

Tema: A Embrapa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/