01/12/03 |

Evento latino-americano reúne especialistas em minhocas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O maior especialista em minhocas nos trópicas, Patrick Lavelle, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França é um dos 15 pesquisadores internacionais que participa do I Encontro Latino-Americano de Ecologia e Taxonomia de Oligoquetas que ocorre de 1 a 3 de dezembro, em Londrina, (PR), no auditório do Hotel Comfort Suites. O evento é uma promoção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Lavelle estuda como as minhocas podem ser usadas como biofertilizantes na agricultura e também o papel das minhocas e da matéria orgânica na recuperação de áreas degradadas. Depois da participar do evento no Brasil, Lavelle segue para o Irã, onde irá participar de uma comissão formada pela ONU para avaliar os desgastes ecológicos no pós-guerra. Além disso, o evento pretende discutir a diversidade e a distribuição das minhocas na América Latina, determinar as espécies de minhocas com potencial de uso na agricultura e também identificar as espécies ameaçadas de extinção.

"Também queremos debater como a biotecnologia pode ser usada para colaborar nos estudos de classificação e ecologia de minhocas. Para isso convidamos o consultor americano Samuel James, que pode trazer grande contribuição aos participantes do evento", explica o pesquisador da Embrapa Soja (Londrina, PR), George Brown, coordenador do evento.

Brown também destaca o trabalho Joerg Römbke, empresário alemão que apresentará informações sobre o impacto da atividade agrícola sobre a ecologia das minhocas. "A idéia é mostrar que o número de minhocas vivas no solo e seu comportamento podem indicar situações de saúde ou contaminação,  o que determina a qualidade do solo", defende Brown.,

O evento reunirá pesquisadores da França, Alemanha, EUA, México, Cuba, Venezuela, Colômbia, Porto-Rico, Argentina, Uruguai, Peru e Brasil com o objetivo de trocar experiências sobre a ecologia das minhocas na América Latina, além de estabelecer as prioridades de pesquisa nesta área.

O Encontro é dirigido a biólogos, agrônomos, ecologistas, produtores e estudantes. O valor das inscrição é de R$150,00 para profissionais e R$100,00 para estudantes. Mais informações no site www.cnpso.embrapa.br/elaetao.

Lebna Landgraf - MTb 2903 Embrapa Soja Contatos: (43) 3371-6061 - lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Agricultura Orgânica 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/