01/12/03 |

Júri do Projeto Saúde Brasil decide hoje os finalistas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Reúne-se, terça-feira, dia 9, o júri que indicará os melhores classificados do Projeto Saúde Brasil, realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Tortuga Cia. Zootécnica Agrária.

O júri é formado por alunos do curso de Letras da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos e escolherá as 20 melhores redações entre 712 concorrentes, escritas pelos alunos das escolas que participaram do evento este ano. Os prêmios serão uma viagem ao parque temático "Mundo de Beto Carrero", no balneário de Penha, no litoral de Santa Catarina - um dos mais procurados pontos turísticos do País -, dois microcomputadores, duas televisões e bicicletas.

A entrega dos prêmios será feita no próximo dia 19, na Embrapa Pecuária Sudeste, segundo informa o coordenador e criador do evento, Carlos Roberto de Souza Paino, supervisor da Área de Transferência de Tecnologia e Negócios, da Embrapa Pecuária Sudeste.

O Projeto Saúde Brasil, criado, desenvolvido e promovido pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), em parceria com a Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, é um trabalho educativo, social e de marketing, que visa o repasse, para estudantes de 1º e 2º graus, de informações sobre cadeias produtivas do agronegócio e sobre alimentação saudável.

O Projeto apresenta duas versões: Projeto Saúde Brasil - Evento Leite e Projeto Saúde Brasil - Evento Carne. Pode ser também realizado com outros produtos do agronegócio - citros, trigo, milho, arroz, soja, demais frutas, mel e outros - sob supervisão da Embrapa Pecuária Sudeste, que detém a patente do Projeto.

Os eventos podem também ser feitos por associações do agronegócio ou empresas privadas promotoras de eventos, em comum acordo com a Embrapa Pecuária Sudeste, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Projeto Saúde Brasil - Evento Leite, que realizou em 2002 sua Sexta edição, promove visitas de cerca de 5 mil alunos de Primeiro Grau à Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, previamente organizados e divididos em grupos de 500 a 600, onde as crianças recebem orientação e explicações sobre as etapas da produção de leite e sobre as qualidades nutritivas deste alimento.

Os alunos têm a oportunidade de ver a ordenha mecânica - higiênica e sem nenhum contato manual - brincar com bezerros e observar a alimentação dos animais. Também assistem a uma peça de teatro/circo, feita por artistas profissionais, onde são reforçadas as noções de alimentação saudável e informações sobre a cadeia produtiva do leite. Depois os alunos escrevem redações sobre o evento.

Em 1999 a Embrapa Pecuária Sudeste foi agraciada, pela Fundação Abrinq, com o diploma "Empresa Amiga da Criança", graças a esse trabalho. Em 1998 recebeu o primeiro lugar do Prêmio de Marketing Rural, concedido pela ABMR-Associação Brasileira de Marketing Rural.

Em 2003 o Projeto recebeu o "Prêmio Darcy Ribeiro de Educação", conferido pela Câmara dos Deputados, para aqueles que apresentem especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil, com atuação nacional. O nome do Prêmio, "Darcy Ribeiro", foi dado para homenagear e perpetuar a memória desse educador, professor, antropólogo, indigenista e político brasileiro, ministro do Presidente João Goulart, falecido em 1996 e conhecido em todo o mundo. Ainda em vida, seu nome chegou a ser indicado para o Prêmio Nobel da Paz.

A Embrapa Pecuária Sudeste ganhou, em 2001, mais dois troféus nacionais, pelo trabalho do Projeto Saúde Brasil: um deles foi o Prêmio Ouro (primeiro lugar), na categoria "campanhas comunitárias", concedido pela Associação Brasileira de Marketing Rural.

Além disso, a Associação de Criadores de Nelore do Brasil agraciou, com o Troféu Nelore Festa, a Embrapa Pecuária Sudeste e Carlos Roberto Paino, criador e coordenador do Projeto e responsável pela Área de Transferência de Tecnologia e Negócios daquela unidade de pesquisa. E em 2002 o projeto recebeu o prêmio "Peão da Tecnologia", concedido pela Fundação ParqTec-Fundação de Alta Tecnologia, de São Carlos.

Os custos do Projeto Saúde Brasil-Evento Leite variam de acordo com o número de crianças e condições de realização e são totalmente assumidos pela Tortuga e outras empresas privadas que a cada ano participam do evento. A Embrapa Pecuária Sudeste entra com o local físico, com os técnicos que orientam a visita e com a supervisão geral.

O evento começou em 2001 a ser realizado também com outros produtos e em diferentes cidades, sob o sistema de franquia. O projeto leite foi feito também em Brasília, o evento carne bovina ocorreu em São Paulo e em Uberaba (MG) e o evento carne suína e avícola aconteceu em Concórdia (SC), este último organizado pela Embrapa Suínos e Aves. Até agora cerca de 100 mil crianças, das quais 55 mil em São Carlos, foram beneficiadas pelo Projeto Saúde Brasil.

Jorge Reti - MTb 12693-SP e MS14130/SJPSP/FENAJ Embrapa Pecuária Sudeste Contatos: (6) 261-5611 - jreti@cppse.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/