01/12/03 |

Foco de atuação da Embrapa é discutido em Brasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os objetivos da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária,vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sua missão, o gerenciamento dos seus recursos financeiros e humanos e suas estratégias para os próximos anos estão sendo redefinidos com a elaboração do IV Plano Diretor da Empresa. O instrumento será finalizado com a realização de três reuniões de trabalho em Brasília onde grupos formados por pesquisadores e técnicos irão definir os rumos da Embrapa para os próximos quatro anos. A previsão de conclusão do documento, segundo a Assessoria de Comunicação Social da Embrapa, é até o dia 29 de fevereiro.

Grupos de interesse da Empresa, diretorias e chefes das Unidades Descentralizadas puderam emitir suas sugestões, diagnosticando o desempenho da Embrapa nos últimos cinco anos, quando vigorou o III Plano Diretor. As metas definidas para a Empresa pelo Governo Federal nortearam os rumos das discussões e um grupo formado por professores do Instituto de Administração da USP ficou responsável pela orientação dos trabalhos. Entre as três reuniões para a elaboração do IV Plano, a reunião de Chefes se destacou para que as Unidades Descentralizadas pudessem apresentar suas particularidades.

Realizada na semana de 24 a 28 de novembro na Embrapa Cerrados (Brasília/DF), o evento contou com a participação do Diretor-Presidente da Empresa, Clayton Campanhola. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, acompanhado pelo secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Amaury Dimarzio, e o coordenador do programa "Fome Zero", José Graziano, também estiveram presentes. O Diretor-Presidente da Embrapa realizou um balanço do trabalho executado pela Empresa em 2003: "apesar da crise, a Embrapa teve um bom desempenho", antecipou. Para 2004, segundo Campanhola, deve haver uma maior liberação de recursos para serem investidos em ações prioritárias, como o programa "Fome Zero".

O coordenador do programa e ministro da Secretaria de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano, apresentou o foco do projeto em regiões que sofrem com a seca, como a região Nordeste. De acordo com o chefe geral da Embrapa Rondônia, Newton de Lucena Costa, presente na reunião de chefes, uma parceria com a Petrobras será responsável para a implementação de hortas comunitárias junto às faixas de dutos da Transpetro, garantindo a alimentação para as comunidades que vivem na região. "No próximo ano, poderemos trazer o programa para a região Norte", antecipa o chefe da Embrapa Rondônia. Serão cultivadas hortaliças e plantas medicinais para o autoconsumo das famílias e o excedente poderá ser comercializado.

Guilherme Ferreira Viana - MTb 06566 JP/MG Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387/222-0014 (ramal 6530) - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/