01/12/03 |

Embrapa investe na valorização da atividade estudantil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

"Encontro do Talento Estudantil" de 2003 será realizado de 3 a 5 de dezembro, em Brasília
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 40 unidades de pesquisa da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizada em Brasília, vem promovendo, desde 1996, o "Encontro do Talento Estudantil". O evento é destinado à valorização da atividade estudantil, com incentivo à exposição dos resultados de pesquisa realizados por estagiários, bolsistas e estudantes de graduação e pós-graduação que desenvolvem trabalhos na Unidade, orientados pelos pesquisadores e técnicos. Os trabalhos que se destacam no desempenho científico são premiados. Este ano, o Encontro, que está em seu oitavo ano de realização, acontecerá no período de 3 a 5 de dezembro.

O interesse na participação deste evento aumentou significativamente desde a sua criação. Em 1996, foram apresentados 29 trabalhos. Em 2003, foram inscritos 116 trabalhos, dos quais 82 foram desenvolvidos por estudantes de graduação (iniciação científica) e 34 por estudantes graduados (bacharel, mestrando e doutorando). Os resumos dos trabalhos, que serão publicados em Anais, são selecionados por um Comitê formado por pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Já a apresentação do conteúdo pelo estudante, através de pôster, é avaliada por uma Comissão Julgadora formada por professores e pesquisadores, não pertencentes ao quadro da Unidade.

Ao expor os resultados de pesquisa num Encontro como esse, os estudantes complementam as atividades científicas que realizam na Unidade, com a orientação do desenvolvimento prático das pesquisas, da elaboração de um pôster nos moldes de um trabalho científico, da exposição oral e discussão dos resultados por ele conseguidos. É importante salientar ainda o conhecimento das várias áreas de pesquisa que a Unidade atua, além do intercâmbio realizado com outros estudantes durante a exposição de seus trabalhos.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, como um dos centros temáticos da Embrapa e gerador de conhecimentos, tem procurado complementar os currículos escolares, bem como contribuir na elaboração de dissertações e teses, pela participação dos estudantes de universidades e faculdades do DF.

A Unidade foi a primeira na Embrapa a realizar e divulgar esse Encontro. Há interesse da Empresa em estimular a realização de eventos como esse, em nível regional ou mesmo nacional, podendo, assim, motivar ainda mais a participação e integração da comunidade acadêmica e científica com as unidades em todo o Brasil.

Fernanda Diniz (jornalista) e João Batista Tavares Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Contatos: (61) 448-4769 e 448-4770 - fernanda@cenargen.embrapa.br  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/