01/12/03 |

Treinamento sobre enfermidades de animais chega à quarta edição

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Rondônia (Porto Velho, RO), realiza na próxima semana, entre os dias 15 e 19, a quarta edição do curso "Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) e Noções em Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EET, que abordam doenças nervosas dos rebanhos)" para 20 médicos-veterinários da iniciativa privada do Estado. O evento irá encerrar o calendário de cursos oferecidos em 2003 pela Empresa, onde 83 profissionais das redes pública e privada já foram capacitados. Cerca de 300 especialistas integram a categoria no Estado.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irá oficializar a implantação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) a partir de janeiro do próximo ano. Somente profissionais credenciados ou cadastrados pelo Mapa (neste último caso, permitidos a vacinarem os rebanhos contra a brucelose), estarão autorizados a efetuar o combate às duas doenças, já que a vacina "B 19", utilizada para a prevenção da brucelose, é patogênica para o homem. Fêmeas bovinas e bubalinas de três a oito meses de idade deverão ser vacinadas contra a brucelose. Para o combate à tuberculose, os produtores deverão realizar testes que acusam a doença, já que não existe vacina para a enfermidade.

Todos os produtores deverão se adequar às exigências do Mapa. A fiscalização de vacinação e testes de incidência de tuberculose começam a partir de janeiro pela Delegacia Federal de Agricultura de Rondônia (DFA/RO) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvipastoril (Idaron). Os cursos são divididos em teoria (histórico das duas doenças, evolução, caracterização, sintomas e implicações na saúde pública) e prática (em laboratórios da Embrapa Rondônia e propriedades rurais). Abaixo, veja detalhes da programação. As inscrições para 2004 podem ser realizadas junto à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvipastoril do Estado de Rondônia: (69) 216-5221 ou 216-5224. Mais informações: Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (69) 225-9387.

Evento: 4º Seminário do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) e Noções em Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EET) Público: 20 médicos-veterinários da iniciativa privada Data: 15 a 19 de dezembro de 2003 Local: Embrapa Rondônia (parte teórica e prática de brucelose) Rodovia BR 364 (sentido Cuiabá) / km 5,5 Tel.: (69) 225-9387 Equipe: Médicos-veterinários - Francelino Goulart da Silva Netto (Embrapa Rondônia), Francisco Aloísio Cavalcante (Embrapa Acre), Bethyzabel dos Anjos Santos (Delegacia Federal de Agricultura/RO) e Francisco Glauco Araújo Santos (Universidade Federal do Acre)

Guilherme Ferreira Viana - MTb 06566 JP/MG Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387/222-0014 (ramal 6530) - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/