01/12/03 |

Dia de Campo na TV apresenta o controle da sigatoca-negra na Amazônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar dia 12 de dezembro, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema o Controle da sigatoca-negra na Amazônia. Este programa é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasilia, DF), em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM), responsável pela tecnologia.

Mundialmente, a sigatoca-negra é tida como a doença mais grave da cultura da banana. A alternativa mais apropriada para combatê-la é substituir as cultivares tradicionais por materiais resistentes.

A doença foi registrada no Brasil no início de 1998, nos municípios de Tabatinga e Benjamim Constant, distantes, respectivamente, 1.105 e 1.118 km de Manaus, no Alto Solimões. Atualmente, encontra-se disseminada por todo o Amazonas, já tendo atingido os estados do Acre, Rondônia, Amapá, Roraima, Pará e Mato Grosso. Com a entrada da sigatoca-negra, o cultivo de banana diminuiu.

Em muitos municípios, cuja economia estava centrada na produção da fruta, as perdas chegaram a 100%, pois nos plantios eram usadas as cultivares prata, maçã e pacovan (plátano), altamente suscetíveis à doença.

A doença é causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis e sua presença no bananal pode ocasionar perdas totais. A grande preocupação é que a transmissão da sigatoca-negra é aérea; o vento naturalmente transporta o fungo e, depois de infestar as folhas, impede o desenvolvimento dos frutos.

Para uma cultura de importância econômica e social como a banana, o resultado pode ser desastroso. O tamanho da fruta e seu vigor determinam a aceitação nos mercados. E são justamente essas duas qualidades as mais afetadas pela doença.

O Dia de Campo na TV é transmitido ao vivo do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas a partir de perguntas recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br. .

Mais informações: Maria José Tupinambá - MTb 114/AM Embrapa Amazônia Ocidental Contato: (92) 621-0300 – 0406 - maria@cpaa.embrapa.br

Jorge Macau - 978/04/98/MA Embrapa Informação Tecnológica Contatos: (61) 448-4278 - diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/