01/01/04 |

Pesquisadores da Embrapa discutirão agricultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A partir de março próximo, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizará seminários nas cinco regiões do País para discutir e estruturar uma rede de pesquisadores com atuação em agricultura familiar. O assessor da presidência da Empresa, Nicolau Schaun, prevê a participação de cerca de 500 pesquisadores e técnicos da empresa e ainda de instituições governamentais e não governamentais com os quais a empresa tem desenvolvido parcerias nessa área.

A iniciativa é resultado de uma consulta encaminhada pela presidência, a partir de abril último, junto aos 3.274 pesquisadores e técnicos de nível superior da empresa. A diretoria identificou que 16% desse quadro já desenvolve ações de pesquisa em agricultura familiar ou tem interesse em trabalhar com o segmento. A partir da enquete, foi possível fazer um levantamento de sugestões quanto a ações de gestão da instituição, cultura organizacional, indicação de demandas de pesquisa, relação de tecnologias disponíveis para agricultores familiares, e ainda uma relação de pesquisadores de instituições parceiras no desenvolvimento de ações para o segmento.

De acordo com Schaun, num primeiro momento do seminário, os pesquisadores terão acesso ao trabalho de sistematização das ações de pesquisa para agricultura familiar desenvolvidas em todos os centros da Embrapa. A sistematização foi realizada por pesquisadores da Secretaria de Gestão e Estratégia (SGE) e da Coordenadoria de Relacionamento Institucional (CRI). No mesmo evento, será feito debate sobre o conceito de redes de pesquisa em agricultura familiar e um exercício de construção de redes, a partir das pesquisas em execução e daquelas a serem estabelecidas em novos projetos de pesquisa.

Desenvolvimento Territorial - Com a orientação governamental de que fosse dada ênfase às relações interinstitucionais, especialmente no cumprimento das metas sociais, a Embrapa tem buscado parceria com diversos ministérios. Assim, parte das ações da Empresa voltadas para a agricultura familiar, que conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está sendo desenvolvida em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF). "Junto com a SAF, estamos instalando unidades piloto de desenvolvimento territorial", diz Schaun.

O trabalho teve início no ano passado com a montagem de nove unidades coletivas de multiplicação de sementes de variedades de milho, junto a agricultores familiares e assentados da Reforma Agrária de quatro municípios do Triângulo Mineiro. A ação deverá mobilizar as comunidades e desencadear atividades de desenvolvimento territorial com o debate de temas relativos a saúde, educação, meio ambiente, infra-estrutura e gestão social. O trabalho está sendo executado pela SAF, Serviço de Negócios Tecnológicos (SNT) em parceria com a Emater-MG, que levantou a demanda, e ainda organizações sociais representativas dos agricultores familiares e assentados protagonistas do projeto. As unidades foram orçadas em cerca de R$ 130 mil, sendo que a SAF atenderá 70% do custo total do projeto e a Embrapa, 30%.

Ainda visando ao desenvolvimento territorial, a Embrapa participa, junto à Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), de projeto piloto de desenvolvimento territorial, ao lado da Emater-MG e da Associação dos Municípios do Alto Jequitinhonha (Amaje). As iniciativas, segundo o assessor Nicolau, têm o objetivo de formar quadros para a multiplicação das propostas.

A qualificação de jovens assentados, beneficiários do Programa do Crédito Fundiário para a Reforma Agrária, também está entre as ações da Embrapa junto ao segmento da agricultura familiar. Segundo Schaun, a Empresa está formalizando um protocolo de cooperação com a Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) para montagem de unidades piloto para formação dos jovens, que terão início por Pernambuco.

Valéria Costa - MTb 15533/32/59 Assessoria de Comunicação Social - Embrapa Contatos: (61) 448.4015 - valeria.costa@embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/