01/01/04 |

Missão visita países da Ásia para ampliar mercado às carnes brasileiras

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Logo após a constatação do mal da vaca louca (encefalopatia espongiforme bovina) nos Estados Unidos, algumas estratégias foram criadas pelo governo brasileiro para prevenir a entrada da doença em território nacional e conquistar mercados antes abastecidos pelos Estados Unidos. Alguns países, como o Japão, Coréia e Taiwan, tornaram-se potenciais compradores de produtos brasileiros, já que importavam a maior parte da carne bovina dos Estados Unidos. Investimentos em marketing e defesa sanitária são as principais estratégias do governo.

Amanhã, 23, uma missão, formada por representantes da cadeia produtiva de carnes bovina, suína e de frango, além de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), parte para o Japão, Coréia e Taiwan para demonstrar às autoridades desses países a situação sanitária da pecuária nacional e iniciar negociações para possibilitar a abertura daqueles mercados às carnes brasileiras.

A delegação é liderada pelo secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Maçao Tadano. A missão visitará as capitais, Tóquio, Seul e Taipei, entre os dias 26 de janeiro e 4 de fevereiro. No Japão, além de tratar da exportação de carnes, a delegação discutirá as providências para autorização da exportação de mangas.

De acordo com o Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), Kepler Euclides Filho, que representa a Embrapa na missão, o papel da Empresa é verificar as exigências desses mercados em relação à carne, para ajustar os programas de pesquisa à demanda daqueles países. A busca de parcerias técnicas é outra meta da delegação.

Redação: Gisele Rosso (DRT 3091/PR) Embrapa Gado de Corte Contatos: (67) 368-2142 - girosso@cnpgc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Corte\Carne 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/