01/01/04 |

Palestra orienta produtor de soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Inoculação em sementes de soja, é o tema da palestra que será apresentada nesta segunda-feira, dia 19, a partir das 19:30 horas, no auditório da Embrapa Roraima (Boa Vista, RR), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por Marcelo de Oliveira Codoi, técnico da BIAGRO – Microbiologia Industrial. Participam do evento como debatedores o produtor rural Dorlei Henchen e os pesquisadores Oscar José Smiderle e Vicente Gianluppi.

A palestra é destinada a produtores, extensionistas e pesquisadores. Com esse evento, a Embrapa Roraima quer dotar os produtores e técnicos de informações que possam permitir, de forma adequada, a utilização da tecnologia com sucesso na nodulação da soja.

A inoculação, segundo Oscar José Smiderle, consiste no tratamento de sementes, através de uma solução preparada com bactérias e adesivos naturais, com o açúcar, por exemplo; e artificiais, como o Labseed 10890. " Com a inoculação – diz o pesquisador – se obtém o nitrogênio necessário para o desenvolvimento da planta".

Smiderle faz um resumo da importância econômica da tecnologia: "O nitrogênio é requerido em grandes quantidades, especialmente quando se deseja obter alta produtividade. Um hectare de soja, produzindo 3 toneladas, por exemplo, necessita aproximadamente de 300 quilos de nitrogênio. Agora, se todo esse nitrogênio tivesse que ser ofertado através de adubação química, teríamos que utilizar cerca de 650 quilos de uréia por hectare, o que tornaria o cultivo de soja praticamente inviável".

Fernando Sinimbu - 654 MTb/PI. Embrapa Roraima Contatos: (95) 626-7125 - fernando@cpafrr.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/