01/01/04 |

Fundação Vegetal e Embrapa lançam três cultivares de soja para MS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Cultivares se destacam pela tolerância aos nematóides de galhas e alto potencial de rendimento de grãos
A partir do dia 22 de janeiro, produtores do sul de Mato Grosso do Sul poderão conhecer, diretamente no campo, as características das novas cultivares de soja BRS 239, BRS 240, BRS 241, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento. O lançamento das novas cultivares será feito em dias de campo que começam em Dourados, na quinta-feira (22), na empresa Semen Barra – Sementes Barreirão, a partir das 8h e se estendem até o início de março.

As novas cultivares foram desenvolvidas através de uma parceria entre a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS) e a Fundação Vegetal. Segundo a pesquisadora Maria do Rosário de Oliveira Teixeira, da área de melhoramento de soja, as cultivares são indicadas para a região sul do Estado e as características comuns entre as três são o alto potencial de rendimento de grãos e tolerância aos nematóides de galhas. A semeadura antecipada e a precocidade são características comuns aos dois primeiros.

A BRS 239, do grupo de maturação precoce, é indicada para semeadura entre 20 de outubro e 15 de dezembro, apresenta estabilidade de produção e é indicada para solos de média à alta fertilidade. A cultivar precoce BRS 240, foi desenvolvida para plantio no período de 25 de outubro a 15 de dezembro em solos de alta fertilidade. A BRS 241, semiprecoce, é indicada para plantio entre 1º de novembro a 5 de dezembro, em solos de média a alta fertilidade, também apresentando estabilidade de produção.

Pesquisa e comercialização - Uma pesquisa de melhoramento que resulta em novas cultivares é desenvolvida num período de 10 a 12 anos. Paulo César Cardoso, pesquisador da Fundação Vegetal, explica que nesse período são realizados diversos testes: avaliação do rendimento de grãos, reação às doenças e caracterização das cultivares, além do estudo em diferentes populações de plantas e épocas de semeadura. De forma a verificar o comportamento em diferentes regiões, os experimentos são conduzidos nos municípios de Dourados, Maracaju, Sidrolândia, Itaquiraí, Ponta Porã, Laguna Carapã e Aral Moreira, locais que sediarão os dias de campo.

As novas cultivares estarão disponíveis aos agricultores nas empresas instituidoras da Fundação Vegetal nas seguintes cidades: Dourados (Cooagri, Coopasol, Fazenda Paquetá, Sementes Guerra, Sementes Stella e Semen Barra), Laguna Carapã (Sementes Taquá), Amambai (Cerealista Bom Fim), Ponta Porã (Sementes Norton e Sementes Jotabasso) e Aral Moreira (Agrícola Sperafico).

A Semen Barra está localizada na BR 376, Km 9 (Rod. Dourados/Fátima do Sul).

Programa – Todos os dias de campo se realizam pela manhã, com inscrições a partir das 7h30min. A seguir, uma agenda resumida dos eventos previstos, com dia e local: 24/01 – Agro Jangada, Itaporã 27/01 – Fazenda Bom Destino, Amambai 28/01 – Estação Experimental da Copacentro, Dourados 29 e 30/01 – Sementes Jotabasso, Ponta Porã 03/02 - Fazenda Rancho Alegre, Eldorado 04 a 06/02 - Fundação MS, Maracaju 10/02 – Fazenda Sandra Dóris, Aral Moreira 11/02 – Fazenda Zelândia, Maracaju 13/02 – Sementes Guerra, Dourados 14/02 – Fazenda Primavera, Bataiporã 17/02 – Fazenda Remanso – Rio Brilhante 18/02 – Fazenda Don Francisco, Itaquiraí 19/02 – Sítio Progresso – Montese, Itaporã 20/02 - Fazenda Panorama, Laguna Carapã 26/02 – Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados 27/02 – Fazenda Recanto, Sidrolândia 05/03 – Uniderp, Campo Grande

Mais informações: Isabela Schwengber – DRT/MS: 167 Suelma Bonatto Embrapa Agropecuária Oeste Contatos: (67) 425-5122 - suelma@cpao.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/