01/01/04 |

Cenourete e Catetinho mais baratas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Novo equipamento da Embrapa Hortaliças permite aumentar a capacidade de processamento de mini cenouras e reduzir os custos
Além de bonitas e saborosas, as mini cenouras da Embrapa Hortaliças são muitos saudáveis. Lançadas em 2001, a Cenourete e a Catetinho foram desenvolvidas com a finalidade de agregar valor à categoria de raízes finas, que freqüentemente são descartadas pelo produtor por terem baixo valor comercial. Após a sua criação, o atual desafio de pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília,DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é fazer com que esse produto chegue mais barato aos supermercados.

Para isso, está sendo lançada a Precisa, uma máquina que permite o aumento da escala de produção e a conseqüente queda no preço final do produto. O novo equipamento automatiza o processo de preparação da matéria prima, quando as raízes de cenoura são cortadas e separadas por diâmetro e comprimento. Essa etapa antecede o torneamento que transforma os pedaços de cenoura em Cenourete e Catetinho.

Atualmente esse trabalho é realizado manualmente, com a utilização apenas de uma faca e de um gabarito para medição do diâmetro e do comprimento dos pedaços de cenoura. Dessas forma, um operário consegue cortar cerca de seis caixas de cenoura por dia.

Com a Precisa, a mesma pessoa pode cortar mais de 20 caixas no mesmo período. "Em testes realizados na Embrapa Hortaliças, duas pessoas foram capazes de cortar 8 caixas de cenoura (176 kg) em 40 minutos", explica o pesquisador João Bosco da Silva, que desenvolveu a tecnologia de processamento e a máquina.

O novo equipamento é composto de uma seqüência de 56 calhas nas quais são colocadas as cenouras. Essas calhas giram até um conjunto de discos serrilhados que cortam as raízes pedaços de 6 cm.

Mais informações sobre a tecnologia de processamento de mini cenouras podem ser obtidas por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa Hortaliças, pelo telefone (61) 385-9110, fax (61) 556-5744, ou correio eletrônico: sac.hortalicas@embrapa.br

Marcos Esteves - Jornalista Embrapa Hortaliças Contatos: (61) 385-9109 - mesteves@cnph.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/