01/01/04 |

Agricultura Urbana: Dia de Campo ensina a reciclar o lixo doméstico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

  Trinta moradores de onze comunidades da zona oeste do município do Rio de Janeiro participaram nesta segunda-feira (19/01) do Dia de Campo "Agricultura Urbana - Reciclagem de resíduos orgânicos, realizado pela Embrapa Agrobiologia, sob a coordenação da pesquisadora Adriana Aquino. Os participantes são alunos do curso "Agricultura em Quintais", organizado pela ONG AS-PTA, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador-FAT, do Ministério do Trabalho.

O Dia de Campo foi dividido em duas partes: pela manhã, no auditório da Embrapa Agrobiologia, a pesquisadora falou da importância da utilização dos resíduos orgânicos para a produção de alimentos em áreas urbanas e sobre as diferentes técnicas de compostagem e vermicompostagem para a reciclagem destes resíduos; à tarde, Adriana Aquino levou o grupo a própria sua casa para uma aula prática. A pesquisadora mostrou como é possível produzir o adubo orgânico a partir do armazenamento do lixo doméstico, como restos de comidas, cascas de legumes e frutas, acrescido de folhas, galhos de árvores e grama.

Entusiasmados, os participantes montaram uma pilha de composto sob a orientação da pesquisadora. Há seis meses, participando do projeto de uma horta comunitária que une moradores do Jardim Guaratiba, uma região carente da cidade, Francisco Nazareno era um dos mais animados: - Eu já fazia isto sem muito conhecimento. Hoje estou aprendendo que nem tudo é lixo e eu posso guardar muita coisa que nem imaginava.

Acostumados a realidade urbana, os moradores destas comunidades da zona oeste do Rio de Janeiro estão desde novembro aprendendo técnicas que possibilitam um melhor aproveitamento de espaços até então considerados inúteis. No Jardim Guaratiba, por exemplo, está sendo utilizado um terreno de 720 metros quadrados que estava ocioso. No local, os moradores plantam hortaliças, como alface, cenoura e tomate, além de frutíferas. A produção é doada para a comunidade e para crianças com carência nutricional através do projeto da Pastoral da Criança.

Para a pesquisadora Adriana Aquino, o Dia de Campo foi extremamente produtivo: - A partir de agora, nós vamos iniciar um trabalho junto a estas comunidades, orientando e acompanhando o trabalho de compostagem que eles pretendem começar para a produção de adubos .

Agricultura Urbana - A agricultura urbana é a utilização de espaços domésticos ou públicos, dentro ou ao redor da cidade para a produção de cultivos e criação de pequenos animais para consumo próprio ou para a venda em mercados locais. Essas áreas podem ser individuais ou coletivas. A idéia é garantir abastecimento de alimentos diversificados durante todo o ano, oferta de emprego, e conservação ambiental pela possibilidade de ocupação das áreas ociosas e pela reciclagem de resíduos urbanos., promovendo assim um maior equilíbrio social.

A produção de adubo orgânico através dos resíduos urbanos como lixo doméstico, estercos animais ou similares, e o aproveitamento de outros resíduos como recipientes plásticos constituem num dos aspectos da agricultura que muito contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Pode-se dizer que a Agricultura Urbana propicia a criação de espaços verdes e a formação de microclimas, além de uma alimentação saudável e a prevenção de doenças.

As ações da Embrapa em agricultura urbana começaram em 2001 quando a Embrapa Agrobiologia iniciou um projeto que envolvia também a PESAGRO-RIO, UFRuralRJ e AS-PTA. Na ocasião, foram desenvolvidas ações nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Atualmente, a Unidade coordena um programa de Agricultura Urbana que tem a participação da Embrapa Solos e Embrapa Agroindústria de Alimentos, além de outras instituições de pesquisa e extensão rural do estado do Rio de Janeiro.

A exemplo de países como Cuba, onde a agricultura urbana faz parte de um projeto governamental, a atividade está prevista no Programa Fome Zero e a Embrapa está articulando com a Petrobras e a Transpetro uma proposta de para o desenvolvimento de atividades produtivas e de capacitação às margens de dutos no Brasil.

Ana Lúcia Ferreira - MTb 16913/RJ Embrapa Agrobiologia Contatos: (21) 2682-1500 - Ramal: 237/245 - analucia@cnpab.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Orgânica 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/