01/01/04 |

Pesquisa participativa avalia clones de mandioca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o objetivo de divulgar para produtores, técnicos, empresários e extensionistas, clones de mandioca desenvolvidos pela pesquisa, avaliados no processo de pesquisa participativa, a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - promoveu dia 22 (Quinta-feira), no Assentamento Canoas, situado no quilômetro 138 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista), Dia de Campo de Mandioca.

O evento, que foi realizado das 8h30 às 14h, reuniu grande parte dos produtores assistidos pela Empresa numa ação de parceria com a Secretaria Municipal de Produção Rural de Presidente Figueiredo, escritório local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam) e Suframa. O dia de campo funcionou como uma troca de experiências entre os pesquisadores, a extensão rural e os produtores diante das novas variedades de mandioca recomendadas pela Embrapa.

A idéia, conforme o pesquisador Jackson Xavier, reponsável pelo programa écnico do dia de campo, é promover o feedback, saber o que os produtores acham das novas variedades, se realmente as técnicas recomendadas estão surtindo efeito.

De acordo com os estudos da Embrapa, a utilização de clones recomendados, associada às tecnologias indicadas, como manejo do solo e da planta, rotação de culturas, seleção do material de plantio, espaçamento, época de plantio e colheita, proporciona ao produtor, que normalmente tem rendimento médio de 10 toneladas por hectare, incremento da ordem de 294% om a espécie BRS Purus, 100% com a Amazonas Embrapa-8 e 80% com os clones olhudinha e Mãe Joana, respetivamente.

O programa de melhoramento da mandioca da Embrapa tem como finalidade básica o desenvolvimento e a avaliação de espécies de mandioca adaptados aos ecossistemas do trópico úmido da Amazônia e que atendam às demandas do mercado consumidor. Para isso, utilizam-se técnicas de hibridação e avaliação de materiais regionais e locais e, ao mesmo tempo, introdução, seleção e avaliação de tipos locais de mandioca e de outras regiões.

A mandioca desempenha importante papel entre as culturas economicamente exploradas na Região e, em particular, no Estado do Amazonas. Situa-se em primeiro lugar em área cultivada no Estado, em torno de 92 mil hectares, é responsável pela principal fonte de alimentação energética do amazonense e representa importante opção de desenvolvimento agroindustrial. O consumo per capita é de 58 quilos por ano de farinha.

Maria José Tupinambá - MTb 114/AM Embrapa Amazônia Ocidental Contato: (92) 621-0300 – 0406 - maria@cpaa.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças\Mandioca 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/