01/01/04 |

Produção de mandioca pode quadruplicar no Amazonas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A adoção de tecnologias recomendadas pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para o cultivo de mandioca no Estado do Amazonas, poderá proporcionar um rendimento superior de até  quatro vezes a média estadual, elevando de10,5 toneladas para 40 toneladas de raízes frescas por hectare. Esse dado foi comprovado esta semana pelos produtores do Projeto de Assentamento Canoas/Rio Pardo, em Presidente Figueiredo, município a 109 quilômetros de Manaus, durante dia de campo promovido pela Embrapa, com apoio da Suframa, Idam/Sepror, Secretaria Municipal de Agricultura, Incra e produtores.

O evento teve por finalidade divulgar aos produtores, técnicos, empresários e extensionistas, a avaliação de nove variedades de mandioca.

As cultivares de mandioca produziram acima de 37 toneladas de raízes frescas por hectare, superando em até quatro vezes a média estadual, que na maioria das vezes não recebe os mesmos cuidados tecnológicos.

Esse resultado, conforme Jackson Xavier, pesquisador da equipe de mandiocultura da Embrapa, é fruto da adoção de tecnologias e da prática da pesquisa participativa envolvendo diretamente os produtores e as demais instituições.

O objetivo da pesquisa participativa é avaliar clones de mandioca em etapa avançada, em conjunto com agricultores, extensionistas e pesquisadores.

"Essa metodologia aumenta a possibilidade de o produtor adotar os clones mais produtivos, e estabelece, entre os segmentos, informações capazes de identificar os critérios de seleção utilizados pelo produtor na adoção de novas cultivares de mandioca", explica.

Além disso, cria-se oportunidade de transferir conhecimentos sobre o manejo do cultivo de mandioca que vai da escolha da área, passando pela seleção do material de plantio, coveamento, espaçamento, plantio, corretivo, adubação, tratos culturais, colheita e avaliação sobre a produtividade final utilizada pela maioria dos produtores que plantam mandioca.

O dia de campo (aula prática no campo), serviu para promover a avaliação por parte dos produtores sobre as novas variedades. Todas as cultivares passaram no teste.

Para alguns países tropicais e subtropicais, a mandioca é uma das mais importantes fontes de carboidratos na alimentação humana. É cultivada em todas as regiões brasileiras e sua produção é de 26 milhões de toneladas de raízes por ano. No entanto, a produtividade nacional é considerada baixa, em torno de 12 toneladas/hectare.

A cultura no Estado do Amazonas é estreitamente relacionada com as atividades de subsistência, com produtividade de 11 toneladas por hectare.

Uma das formas mais simples e econômicas de se elevar a produtividade da mandioca é a substituição das variedades tradicionais por variedades melhoradas.

Com a mandioca, a exemplo do que ocorre em outros cultivos, a variedade é um dos principais componentes para o desenvolvimento do sistema produtivo, além da tecnologia não implicar em custos adicionais.

O programa de melhoramento da mandioca da Embrapa tem como finalidade básica o desenvolvimento e a avaliação de espécies adaptadas aos ecossistemas do trópico úmido da Amazônia e que atendam às demandas do mercado consumidor.

Para isso, utilizam-se técnicas de avaliação de materiais regionais e locais e, ao mesmo tempo, introdução, seleção e avaliação de tipos locais de mandioca e de outras regiões.

A mandioca desempenha importante papel entre as culturas economicamente exploradas na Região e, em particular, no Estado do Amazonas. Situa-se em primeiro lugar em área cultivada no Estado, em torno de 92 mil hectares, é responsável pela principal fonte de alimentação energética do amazonense e representa importante opção de desenvolvimento agroindustrial. O consumo per capita é acima de 58 quilos por ano de farinha.

Participaram do dia de campo cerca de 30 produtores do Rio Pardo/Canoas, pesquisadores e técnicos da Embrapa e representantes das instituições parceiras.

Maria José Tupinambá - MTb 114/AM Embrapa Amazônia Ocidental Contatos: (92) 621-0300 – 0406 - maria@cpaa.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças\Mandioca 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/