01/01/04 |

Embrapa apresenta ações prioritárias para 2004 a ministro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Apoio às atividades de produção e exportação de produtos agropecuários e integração com os programas de inclusão social do Governo Federal. Estas são duas das nove propostas de ação da Embrapa para 2004 que o diretor-executivo Herbert Lima apresentou ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, em reunião realizada na sede do órgão na manhã dessa terça-feira, dia 13 de janeiro, em que os secretários-executivos e as empresas vinculadas apresentaram a programação para este ano.

Entre as pesquisas a terem prioridade na programação da Embrapa estão o desenvolvimento e transferência de tecnologia para o Semi-Árido, com apoio do programa de rádio Prosa Rural, produzido pela Empresa, e a implementação de ações relacionadas a Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) a partir do fortalecimento e pleno funcionamento da Rede de Pesquisa Agrogases. A atuação na área ambiental está prevista ainda na continuidade do processo de Zoneamento Ecológico-Econômico, ao promover o avanço do conhecimento das condições ambientais dos Estados brasileiros.

Experimentos com Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) continuarão sendo desenvolvidos dentro dos requisitos da biossegurança e atendendo à legislação atual. Outra grande ação prevista pela Embrapa é a atuação na área de biocombustíveis, que vai se dar em várias frentes, entre elas a seleção de espécies e cultivares adaptadas à produção de biocombustível. Estão ainda previstas iniciativas de fortalecimento da cooperação internacional da Embrapa com países da Ásia, em especial a China e a Índia, e a adequação do modelo cooperativo entre a Empresa e a iniciativa privada.

A programação da Embrapa teve como base os principais compromissos do Governo Federal, como geração de emprego e renda, inclusão social e transparência administrativa. Também as metas do Ministério da Agricultura para 2004/2007 nortearam as propostas de ação da Empresa.

São três as metas prioritárias do ministro Roberto Rodrigues: aumento da safra de grãos para 150 milhões de toneladas e crescimento das exportações de carne para três milhões de toneladas até o ano de 2007 e a erradicação da febre aftosa em todo o território nacional até 2006.

Ao ministro Roberto Rodrigues também foram apresentadas as prioridades relativas à gestão e organização interna da Embrapa. Entre elas o estabelecimento do novo Plano de Cargos e Salários (PCS), com a adequação de perfis dos profissionais ao cenário atual de mercado. A criação e implementação de um programa específico para ações referentes ao apoio à agricultura familiar e desenvolvimento do meio rural e a elaboração dos Planos Diretores das Unidades Descentralizadas da Embrapa também constam das prioridades para 2004.

O levantamento das ações da Embrapa foi feito em reunião realizada dia 12 de janeiro, sob coordenação da Diretoria-Executiva, com participação do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), da Secretaria de Gestão e Estratégia (SGE) e do Departamento de Administração Financeira (DAF). De acordo com Herbert Lima, o levantamento da programação das ações das secretarias-executivas e das empresas vinculadas do Ministério da Agricultura servirá de base para o acompanhamento da execução do Plano Plurianual (PPA) pelo trabalho do Grupo Gestor Interministerial.

O grupo fará acompanhamento das prioridades e avaliação de impactos. "O esforço visa evitar a pulverização de ações e ainda a racionalização de recursos", explica Herbert. Ele lembra que a Embrapa vai tratar as propostas de ação de maneira transversal, em parceria com outros ministérios, tendo como orientação básica as vertentes definidas pela atual Diretoria desde o início da gestão.

O diretor ressaltou o papel da Embrapa em ações de subsídio ao Ministério da Agricultura voltadas para a defesa agropecuária. "A Embrapa está constituindo grupos internos de apoio às políticas do Ministério, além de integrar comissões criadas pelo órgão para atuar em situações emergenciais, como no caso da ferrugem da soja, da febre aftosa e do mal da vaca louca", diz o diretor.

Valéria Costa - MTb - 15533/32/59 - SP Assessoria de Comunicação Social - Embrapa Contatos: (61) 448.4015 - valeria.costa@embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/