01/01/04 |

Diretor-presidente da Embrapa integra comitiva presidencial à Índia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Tolerância à seca, fitossanidade e agricultura familiar são alguns dos temas que o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Clayton Campanhola, leva na bagagem para a Índia, onde discute com o diretor-geral do Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola (Icar), Mangala Rai, a assinatura de Memorando de Entendimento com temas de interesse mútuo. Campanhola integra a comitiva presidencial que segue para a capital indiana, Nova Delhi, nesta sexta-feira, 23, cumprindo extensa programação até o dia 28 de janeiro.

Desde novembro último, a Coordenadoria de Cooperação Internacional (CCI) da Embrapa negocia com o Icar a elaboração de um plano de trabalho conjunto para os próximos dois anos. Segundo o supervisor de cooperação bilateral da CCI, Sotto Pacheco Costa, o plano que está sendo discutido e proposto pela Embrapa é composto de quatro linhas de ação. São elas: intercâmbio de técnicos e pesquisadores; treinamento de técnicos indianos em unidades da Empresa e de brasileiros no Icar; desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa em áreas prioritárias e intercâmbio de material genético.

A Índia produz anualmente mais de 200 milhões de toneladas de grãos, o dobro da produção brasileira. Com uma população que ultrapassa 1 bilhão de pessoas, aquele país tem um Produto Interno Bruto (PIB) de cerca 450 bilhões de dólares, sendo a agricultura responsável por 25% desse total. Conforme o diretor- presidente Clayton Campanhola, os números fazem da Índia um grande mercado comprador.

O diretor lembra que as limitações de solo e clima fizeram surgir, na Índia, especialistas no tema em que o Brasil tem grande interesse. A Embrapa também quer negociar com a Índia germoplasma de bubalinos e pequenos ruminantes (caprinos e ovinos), máquinas e equipamentos agrícolas de pequena escala.

Outro fator que aumenta a importância da aproximação da Embrapa com o Icar é a capilaridade e diversidade de atuação do Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola, que apesar de ser uma organização independente tem estrutura vinculada ao Ministério de Agricultura do país.

O Icar reúne 45 institutos de pesquisa, 30 centros nacionais de pesquisa por produtos e por tema, a exemplo do que ocorre com a Embrapa. Segundo Clayton Campanhola, as culturas de trigo, algodão, coco, citrus, milho e sorgo, mandioca, soja e uva além de controle sanitário de pragas e manejo de solo e da água terão destaque no Memorando de Entendimento a ser discutido durante a visita.

Valéria Costa - MTb 15533/32/59 - SP Assessoria de Comunicação Social - Embrapa Fone: (61) 448.4015 valeria.costa@embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/