01/01/04 |

Workshop debate arranjos institucionais para promoção da agroecologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o intuito de fomentar o debate sobre a agroecologia e ampliar a cooperação institucional nesse tema, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza, em 9 de fevereiro de 2004, das 8 às 17h, no auditório da Unidade, o Workshop "Arranjos Institucionais para Promoção da Agroecologia", aberto aos interessados no tema.

No encontro serão debatidas as contribuições para organização do cadastro nacional de produtores orgânicos, as iniciativas para a proposição de programas de treinamento de produtores e técnicos e a formulação de programas institucionais cooperativos.

Com a publicação, em 23 de dezembro de 2003, da Lei Federal 10.831, que trata do sistema orgânico de produção agropecuária no Brasil, renova-se o interesse em promover a agroecologia, como paradigma valioso para o desenvolvimento rural sustentável, explica Geraldo Stachetti, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento e coordenador do workshop.

A Lei estabelece que os atos regulatórios deverão incluir a criação de um cadastro nacional de produtores orgânicos, que será um instrumento fundamental para o conhecimento sobre este importante setor produtivo, suas características regionais, demandas por tecnologia e pesquisas, e base para sua organização cooperativa, explica Stacheti.

Os objetivos principais do workshop são debater os arranjos institucionais para desenvolvimento da agroecologia, propor mecanismos para adequação de instrumentos de comunicação e transferência de tecnologia para o setor e contribuir para a organização de programas de treinamento em agroecologia.

Programação 8h - Abertura Dr. Paulo Choji Kitamura – Chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente Perspectivas institucionais para a agroecologia Dr. Geraldo Stachetti Rodrigues – Chefe Adjunto de P&D da Embrapa Meio Ambiente Contribuição da Embrapa Meio Ambiente e propósitos do workshop Palestras Moderador - Dr. Pedro José Valarini – Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente 9h – Dr. Marcelo Silvestre Laurino - Fiscal da Delegacia Federal de Agricultura de São Paulo A construção de um cadastro nacional de produtores orgânicos e demandas de pesquisa e desenvolvimento 10h – Café 10h15 – Dr. Miguel Ângelo da Silveira - Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente O Grupo de Interesse em Pesquisa para a Agricultura Familiar (GIPAF) como instrumento facilitador da interação entre o setor produtivo e a pesquisa agroecológica 11h20 – Grupos de trabalho para proposição de estratégias de ação institucional de desenvolvimento da agroecologia 12h20 – Almoço Moderador e coordenador dos Grupos de Trabalho Dr. José Maria Gusman Ferraz - Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente 13h30 - Dr. Luís Antônio Correia Margarido – Universidade Federal de São Carlos Proposta do curso de mestrado em Agroecologia CCA-UFSCar e Embrapa Meio Ambiente 14h30 – Grupos de Trabalho sobre perspectivas de cooperação e desenvolvimento institucional em educação, ensino e pesquisa agroecológica 16h15 – Apresentação dos relatórios dos Grupos de Trabalho e debates 17h – Encerramento

Informações e inscrições: sac@cnpma.embrapa.br - (19).3867.8710

Cristina Tordin Embrapa Meio Ambiente Contatos: (19) 3867.8700 - cris@cnpma.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/