01/02/04 |

Núcleo Nordeste do Setor Leiteiro foi transferido para Sergipe

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O escritório do Núcleo Nordeste de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologia para o Setor Leiteiro com sede em Salvador, Bahia, foi transferido para a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desde janeiro deste ano. A decisão foi da Embrapa Gado de Leite (Juiz de fora, MG) depois de avaliar a localização dos escritórios dos Núcleos Regionais em centros de pesquisa da Empresa.

Os Núcleos foram criados com o objetivo de aumentar a interface com os agentes do agronegócio do leite, bem como desenvolver projetos estratégicos nas principais regiões produtoras de leite no país. O trabalho é fundamentado em parcerias com instituições públicas e privadas.

"Como a missão dos Núcleos é de abrangência nacional, a transferência do escritório-sede do Núcleo Nordeste para a Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Sergipe, não implicará em prejuízo para o Estado da Bahia. Seu objetivo maior é participar do processo de melhoria do desempenho bioeconômico da atividade leiteira na região Nordeste, com especial atenção aos pequenos e médios produtores, inclusive os de regime de agricultura familiar, sempre buscando a competitividade, a sustentabilidade, a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social", afirmou o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Duarte Vilela.

As atividades programadas para 2004, na Bahia, serão cumpridas com o envolvimento e participação dos parceiros. Uma dessas atividades, é o projeto Canaã, de transferência de tecnologia para o setor produtivo, operacionalizado via ações de um consórcio institucional de parceiros, do qual fazem parte a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia-FAEB e a Embrapa Gado de Leite.

Os Núcleos das regiões Centro-Oeste, Sul e Nordeste passaram a ter como sedes as bases físicas da própria Embrapa. Vilela acredita ainda que a mudança irá facilitar o apoio às ações de pesquisa e transferência de tecnologia, importantes para o setor leiteiro. O pesquisador Carlos Augusto Miranda Gomide, da Embrapa Tabuleiros Costeiros é o atual gestor do Núcleo Nordeste, agora no Estado de Sergipe.

Sayonara Marinho - MTb 895/SE Embrapa Tabuleiros Costeiros Contatos: (079) 226-1361 - sayonara@cpatc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Leite\Leite 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/