01/02/04 |

Solenidade marca posse da nova chefia da Embrapa Acre

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A nova chefia da Embrapa Acre toma posse em solenidade nesta quinta-feira, às 9h30, no Auditório do seu centro de pesquisa em Rio Branco (AC). Liderada pelo engenheiro florestal Marcus Vinício Neves d´Oliveira, a nova direção tem como desafio desenvolver modelos de uso sustentável da floresta, considerando produtos madeireiros e não-madeireiros, agregando valor à produção familiar e monitorando os impactos sociais, ambientais e econômicos de atividades agropecuárias sustentáveis.

Com esta plataforma, o estreitamento das relações com empresas públicas, privadas e não-governamentais, bem como, novas parcerias e a criação de canais e fluxos de comunicação diretos com a comunidade passam a ser determinantes.

De acordo com Marcus Vinício, o papel da Embrapa Acre unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai além de gerar tecnologias. Sua função é também ajudar a definir políticas públicas nas diversas esferas de poder que solucionem problemas no agronegócio, levando em conta as características ambientais, econômicas e culturais da região.

"Novas parcerias, principalmente de cooperação internacional com países andinos como Bolívia e Peru, serão chave na gestão de pesquisa e desenvolvimento, considerando que partilhamos de geografia, biodiversidade e problemas comuns", afirma.

Em quase 30 anos de existência, a Embrapa Acre desenvolveu tecnologias para a agricultura familiar nos campos da fruticultura, grãos, hortaliças, processamento de óleos essenciais, manejo de recursos florestais, sistemas agroflorestais e pacotes tecnológicos para uma pecuária sustentável. Hoje, a unidade tem 130 funcionários e o corpo técnico-científico passou por mudanças recentes para atender as demandas tecnológicas do setor florestal, que hoje é a diretriz de desenvolvimento do Estado.

Perfil

Chefe-Geral: Marcus Vinício Neves d´Oliveria. Engenheiro florestal com doutorado na Universidade de Aberdeen (Escócia). Ex-professor da Universidade Estadual do Amazonas. Atuante no Estado há 15 anos, ele é um dos principais responsáveis pelas pesquisas da Embrapa na área de manejo florestal comunitário e empresarial que se tornaram referência para a Amazônia. Na Embrapa já foi chefe de Pesquisa e Desenvolvimento no período de 1993 a 1995.

Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento: Luís Cláudio de Oliveira, engenheiro florestal pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, especialista em ecologia e manejo de florestas tropicais, mestre em ciências de florestas tropicais – Inpa. Ingressou na Embrapa Acre em 1994 como pesquisador na área de silvicultura e ecologia florestal. Tem experiência em cooperação internacional em acordos bilaterais acumulada durante sua passagem pela Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac).

Chefe de Comunicação e Negócios: Francisco de Assis Correa Silva, graduado em administração com mestrado em marketing pela PUC/Rio. Está há 17 anos na Embrapa Acre onde já assumiu a chefia de administração no período de 1995 a 1999.

Chefe de Administração: Milcíades Heitor Pardo. Especialista em auditoria fiscal e tributária, está há 13 anos na Embrapa Acre tendo assumido o posto de chefe do setor administrativo nos últimos cinco anos.

Soraya Pereira - MTb 26165/SP Embrapa Acre Contatos: (68) 212- 3200 - soraya@cpafac.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/