01/02/04 |

Fundação Banco do Brasil lança Franquia Social

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Modelo Agroindustrial Múltiplo de Processamento de Castanha de Caju, desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi escolhido pela Fundação Banco do Brasil para iniciar o Projeto Franquia Social. O projeto será lançado durante a Expo Fome Zero, que acontece de 10 a 12 de fevereiro, em São Paulo (SP).

A Franquia Social vai funcionar a partir de tecnologias ou pacotes tecnológicos já desenvolvidos e validados pelas empresas parceiras da Fundação Banco do Brasil. Cada uma dessas franquias terá manuais explicativos de todas as etapas que envolvem o negócio, com o objetivo de garantir que a tecnologia será replicada com a mesma eficiência e a mesma eficácia do modelo original.

Segundo o chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroindústria Tropical, Francisco Fábio de Assis Paiva, os manuais para a implantação da franquia de minifábricas estarão disponíveis em todas as agências do Banco do Brasil, que terá uma linha de crédito específica para o custeio e o investimento inicial. "O primeiro contato do cliente interessado em adquirir a franquia será com o Banco do Brasil, que vai oferecer todos os manuais orientadores", explica Fábio Paiva.

Em seguida, a Embrapa vai atuar para implantar e prestar consultoria ao franqueado, orientando na compra dos equipamentos, na capacitação da mão-de-obra, na instalação e no gerenciamento do negócio, a partir de um contrato de parceria. Para tanto, a equipe de pesquisadores da Embrapa terá o apoio de 20 bolsistas da Fundação Banco do Brasil, com formação na área de processamento, em vários Estados, principalmente no Nordeste.

Fábio Paiva enfatiza que os manuais da Franquia Social foram elaborados de forma modular, para atender tanto o pequeno produtor, quanto uma associação ou cooperativa. "Os manuais são operativos e flexíveis, dando ao futuro franqueado a oportunidade de dimensionar a sua produção e orientar o tipo de mercado que quer atingir".

A Franquia Social do Banco do Brasil também vai atuar na reaplicação da tecnologia alternativa da borracha, na Amazônia; na coleta seletiva de lixo, em Minas Gerais e no programa de educação com crianças no Rio Grande do Sul, dentre outras.

Modelo - A Embrapa Agroindústria Tropical começou, em 1994, a articular diversos agentes produtivos da cadeia produtiva do caju para ajudar no processo de concepção e implantação das primeiras minifábricas de beneficiamento de castanha de caju, dentro de um conceito moderno de agronegócio.

Em parceria com a COPAN (Companhia de Produtos Alimentícios do Nordeste, do grupo J. Macêdo) e a empresa F. A. Chagas foi desenvolvida uma linha de equipamentos de baixo custo para o processamento da castanha de caju, apresentando índices que alcançam até 85% de amêndoas inteiras, contra 55% do índice alcançado no corte mecanizado das indústrias tradicionais.

A tecnologia e o processo desenvolvidos pela Embrapa e parceiros proporcionam alternativas de agregação de valor para os pequenos produtores. Antes, eles exerciam o papel de fornecedores de castanha in natura para as grandes indústrias. Com a introdução das minifábricas, as pequenas comunidades podem beneficiar suas próprias castanhas e ainda adquirir matéria-prima de pomares vizinhos.

Vários fatores convergem para o sucesso das minifábricas de castanha. Os equipamentos garantem alta produtividade e qualidade da amêndoa produzida e a Embrapa capacita técnicos para monitorar o funcionamento das minifábricas, concorrendo para que as associações comunitárias e cooperativas rurais possam gerar seus próprios recursos e disputar lugar no mercado.

Desde o início do desenvolvimento do Modelo, a Embrapa Agroindústria Tropical participou diretamente da implantação de cerca de 80 minifábricas nos Estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Tocantins, Rio Grande do Norte e Bahia.

Teresa Barroso - DRT 812CE JP Embrapa Agroindústria Tropical Contatos: (85) 299-1907 - teresa@cnpat.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/