01/02/04 |

Soja no MS é tema de palestra na Casa da Embrapa no Show Rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promove amanhã, dia 13, às 10h30, no mini-auditório da Casa da Embrapa, a palestra sobre A Cultura da Soja em Mato Grosso do Sul, a ser ministrada pelos pesquisadores Gessi Ceccon e José Mauro Kruker.

O Mato Grosso do Sul, quarto produtor brasileiro de soja, produz 4 milhões de toneladas em 1,7 milhão de hectares. Cinqüenta por cento dos solos são arenosos e precisam de cuidados redobrados. A correção do solo, por exemplo, com aplicação de calcário controla a acidez e equilibra a fertilidade.

Essa correção deve ser feita preferencialmente no inverno, quando as chuvas são amenas e facilitam a incorporação do produto ao solo. Além da correção, Ceccon indica o início de plantio direto, no inverno, para produção de cobertura do solo. São indicados o uso de aveia e trigo, no Sul do Estado e sorgo ou milheto, no Centro e Norte.

Ceccon explica que as áreas de primeiro cultivo também devem ter atenção especial dos produtores no MS. A orientação é para que os eles utilizem espécies de cobertura do solo no inverno, antes de introduzir a soja no verão. Essas e outras informações serão repassadas ao visitantes do Show Rural, amanhã, na Casa da Embrapa.

Lebna Landgraf (MTb 2903) Assessoria de Imprensa Telefone: (43) 9994-2270/ (45) 227-4066 - lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/